O Ano-novo judaico começou em 15 de setembro de 2023 e corresponde ao ano 5784 do calendário judaico. A sua comemoração, conhecida como Rosh Hashaná ou Rosh Hashanah, teve início ao pôr do sol do dia 15 e terminou ao entardecer do dia 17 de setembro.

A saudação dos judeus para desejar um bom ano é Shana Tová, que significa “bom ano”.

Ano 5784

O ano 5784 do calendário judaico corresponde ao período de 15 de setembro de 2023 a 2 de outubro de 2024 do calendário gregoriano, que é o utilizado no Brasil e na maior parte do mundo.

O novo ano judaico começa no Tishrei, que é o sétimo mês do calendário judaico. No calendário gregoriano, Tishrei corresponde ao período entre os meses de setembro e outubro.

Festa do Rosh Hashaná

A festa do Rosh Hashaná é composta por vários momentos, dentre os quais a celebração de um novo ciclo e a recordação da criação do mundo e, logo, da relação do criador com a criatura.

O primeiro dia do ano judaico é o Yom Hazicaron (Dia da Memória). Esse é o dia mais importante para os judeus, porque eles acreditam que são julgados pelo Criador pelas coisas que fizeram.

O Yom Hazicaron é um dia que propicia a reflexão dos atos e o arrependimento, levando as pessoas a sentirem-se animadas a recomeçar as suas rotinas fazendo o bem, sem pecar.

Tradições do Rosh Hashaná

homem tocando shofar
Homem judeu, usando kipá e talit, tocando shofar ao ar livre, na celebração de Rosh Hashaná. New Africa/Shutterstock.com

Há uma série de tradições que os judeus costumam preservar durante a festa do Rosh Hashaná, as quais incluem momentos festivos e de oração:

  • Acender velas à noite, nos dois dias da festa.
  • Fazer orações.
  • Fazer refeições típicas, como o Lekach, o bolo de mel tradicional, que simboliza o desejo de um ano doce.
  • Tocar o shofar, instrumento de sopro confeccionado com chifre de carneiro.

A Bíblia descreve o Rosh Hashaná no capítulo 23 do livro de Levítico:

23 Disse o Senhor a Moisés:

24 "Diga também aos israelitas: No primeiro dia do séti­mo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, celebrada com toques de trombeta.

25 Não realizem trabalho algum, mas apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo". (bibliaon.com)

Leia também:

Imagem: símbolos tradicionais do Rosh Hashaná - pote de mel, maçãs frescas com romã, shofar e livro de orações. Sokor Space/Shutterstock.com