Dia do Fico

O Dia do Fico comemora-se anualmente no dia 9 de janeiro. A importância do Dia do Fico para o Brasil reside na famosa frase do Dia do Fico, proferida por D. Pedro, um dos mais importantes passos no caminho para a independência do Brasil, que acabaria sendo proclamada com o grito do Ipiranga alguns meses depois.

Foi nesse dia, 9 de janeiro de 1822, que o príncipe regente do Brasil, D. Pedro de Alcântara, contrariou oficialmente as ordens da côrte portuguesa, e ao invés de voltar para Lisboa, como Portugal tinha exigido, decidiu ficar no Brasil.

Importância do Dia do Fico

O Dia do Fico (9 de janeiro) é uma data importantíssima na história do país, porque é o primeiro passo para a Independência do Brasil, que só viria a acontecer no dia 7 de setembro desse mesmo ano, 1822.

Dia do Fico - Frase

Estas foram as palavras proferidas por D. Pedro de Alcântara no dia 9 de janeiro de 1822, esta é a famosa frase do Dia do Fico:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

D. Pedro de Alcântara disse isso depois de ter sido convencido por 8 mil assinaturas pedindo que ele ficasse. Essas assinaturas foram recolhidas pelos liberais radicais, que, juntamente com o Partido Brasileiro, já vinham tentando manter a autoridade do Brasil. A Côrte portuguesa queria reverter o estatuto do Brasil novamente para colônia e estava exigindo que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.

Mas D. Pedro decidiu ficar, e a Independência do Brasil ficou bem mais perto.