Dia do Hospital

O Dia do Hospital é comemorado no dia 02 de julho, e é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, e outros. É uma boa data para nos lembrarmos da importância que essas infraestruturas têm para a sociedade.

Antes de existirem hospitais, era muito mais difícil tratar as pessoas, e a taxa de mortalidade em caso de doença ou acidente era bem maior.

Um hospital pode ser público, que é quando oferece serviços médicos gratuitos através do Estado, ou privado, que é quando o paciente paga pelo serviço que recebe.

Origem do Dia do Hospital

O Dia do Hospital é comemorado no dia 2 de julho, pois é a data da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, em 1945, que é um dos maiores hospitais do Brasil. Essa inauguração foi feita no local onde já existira um hospital. Em 1543, a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi fundada pela primeira vez por Braz Cubas, um fidalgo português. 

Ao longo dos séculos foram sendo reconstruídos e inaugurados vários conjuntos no Hospital, mas apenas aquele inaugurado por Getúlio Vargas em 1945 existe hoje.