Calendário 2015 Feriados 2015

Dia Internacional da Enfermagem

Próximo Dia Internacional da Enfermagem 2016 Quinta, 12 de Maio de 2016

O Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade.

O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

Florence Nightingale e o Dia Internacional da Enfermagem

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecidom e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia Internacional da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.

Mensagens para o Dia dos Enfermeiros

  • "12 de maio é um dia especial, dedicado àquelas pessoas especiais que cuidam tão bem de nós quando estamos doentes. Vivam os Enfermeiros!"
  • "Obrigado a você, Enfermeiro/a, por horas e horas e anos e anos de vida de dedicados à nossa saúde! Sem vocês não estaríamos aqui!"

Dia Internacional da Enfermagem nos próximos anos

Sexta, 12 de Maio de 2017

Sábado, 12 de Maio de 2018

Domingo, 12 de Maio de 2019