No mês de abril, temos 1 feriado nacional, Tiradentes, no dia 21. Além dele, há feriados em outras localidades do Brasil. São eles:

  • 21 de abril (domingo): Dia de Tiradentes (feriado nacional)
  • 21 de abril (domingo): Data Magna de Minas Gerais (feriado estadual em Minas Gerais)
  • 21 de abril (domingo): Fundação de Brasília (feriado no Distrito Federal)
  • 23 de abril (terça-feira): Dia de São Jorge (feriado estadual do Rio de Janeiro)

21 de abril: Dia de Tiradentes (feriado nacional)

No dia 21 de abril é feriado em todo o Brasil, porque recorda a morte de Tiradentes, reconhecido como um herói nacional e símbolo da luta pela liberdade.

Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes, foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, porque lutou pela independência de Minas Gerais do domínio português.

Minas Gerais era um grande atrativo econômico, graças às diversas minas de ouro e diamantes. Assim, a extração de ouro tornou-se a principal atividade econômica da Coroa Portuguesa, que enriquecia, à medida que a população local não usufruía dessa riqueza.

Foi quando os Inconfidentes, dentre eles Tiradentes, que foi apontado como líder do movimento da Inconfidência Mineira, uniram-se em luta pela sua independência.

Tiradentes ficou preso durante três anos, após ser enforcado e depois esquartejado.

Em 1890, o dia 21 de abril foi declarado um dia de festa nacional, “consagrado à comemoração dos precursores da Independência Brasileira, resumidos em Tiradentes” (trecho adaptado do Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890)

21 de abril: Data Magna de Minas Gerais (feriado estadual em Minas Gerais)

Dia 21 de abril é feriado nacional, mas também é a data magna de Minas Gerais. Isso quer dizer que se o Dia de Tiradentes não fosse feriado em todo o Brasil, seria em Minas Gerais, porque a data magna do estado está fixada em lei estadual.

Data magna é a data mais importante de um local. Em 1965, o mineiro Tiradentes foi instituído como Patrono Cívico da Nação Brasileira, graças à luta que travou contra o domínio português durante a Inconfidência Mineira.

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi um movimento que aconteceu em Minas Gerais. Um dos objetivos desse movimento era acabar com o monopólio comercial português, que enriquecia a Coroa Portuguesa, mas não a população local.

21 de abril: Fundação de Brasília (feriado no Distrito Federal)

21 de abril é feriado no Distrito Federa, porque comemora a Fundação de Brasília. No entanto, também é o Dia de Tiradentes, que é feriado nacional. Isso quer dizer que se o dia 21 de abril não fosse feriado em todo o Brasil, seria no Distrito Federal, mas por motivos diferentes.

A construção de Brasília foi toda planejada. A ideia era transferir a capital do Brasil para o interior do país. O responsável pelo projeto urbanístico foi Lúcio Costa, enquanto pelo projeto arquitetônico foi Oscar Niemeyer. 

Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960. Em 1987, a Unesco atribuiu-lhe o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

23 de abril (terça-feira): Dia de São Jorge (feriado estadual do Rio de Janeiro)

No dia 23 de abril é feriado estadual do Rio de Janeiro, porque celebra o Dia de São Jorge, padroeiro da cidade do Rio.

Antes de 2008, esse dia era feriado municipal, mas depois foi alterado para feriado estadual, contemplando, assim, todas as cidades do estado do Rio de Janeiro e não apenas a sua capital.

São Jorge, conhecido como o “santo guerreiro”, é um santo bastante popular, sendo padroeiro de vários países. Ele era soldado no exército do imperador Diocleciano e converteu-se ao cristianismo, em uma altura em que o imperador havia declarado perseguição aos cristãos.

Pelo fato de ser cristão, Jorge foi torturado várias vezes, mas nunca desistiu da sua fé, sendo, por fim, decapitado.

A história em que São Jorge mata o dragão tornou-se bastante conhecida. Ela transmite a ideia de que o bem vence o mal.

Leia também: 

Para saber sobre os feriados de outros meses: