Páscoa

Feriado

A palavra Páscoa vem do hebreu "Pessach", e significa a passagem da escravidão para a liberdade.

A Páscoa é a maior festa cristã, pois é nessa data que se celebra a ressurreição de Cristo e é uma festa móvel, ou seja, varia o dia dependendo do ano, pois ocorre 47 dias após o Carnaval, e esse período é chamado de Quaresma.

A Páscoa possui diversos símbolos, reconhecidos no mundo todo, tais como o coelho da Páscoa, ovos de Páscoa feitos de chocolate, a cruz da ressurreição, o cordeiro, e pão e vinho.

Origem da Páscoa Cristã

Depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, até sua ressurreição. Esse momento onde Jesus ressuscitou que dá o verdadeiro significado para a Páscoa, pois foi um ritual de passagem, tornando-se o dia santo mais importante para os cristãos. Quando tudo isso aconteceu, os judeus estavam comemorando a Páscoa judaica.

Páscoa Judaica

Também é celebrada pela religião judaica, durante 8 dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas no Egito, da escravidão para a liberdade, e também é um ritual de passagem. A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Bíblia.