Dia das Bruxas - Halloween

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro. Os símbolos deste dia são as abóboras, bruxas, aranhas, morcegos e velas, entre outros.

O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido.

Dia das Bruxas em Portugal

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como estes países mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras. Em Montalegre realizam-se encenações especiais neste dia e em todas as sextas feiras treze.

Tradições de Halloween

Neste dia à noite as crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas. Quando a porta abre devem dizer "doçura ou diabrura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.

Origem da data

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. A celebração desta data teve origem no povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".

Por outro lado, a igreja católica passou a celebrar o dia 1 de novembro como sendo o Dia dos Finados, ou seja, o dia em que se relembram as pessoas que faleceram.

No século XIX, os irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos da América, país que celebra esta tradição de forma entusiástica.