Apesar de parecer um recurso inesgotável, a água está acabando. Por isso, existem grandes motivos para celebrar o Dia mundial da água - 22 de março, data comemorativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água e, consequentemente, da necessidade de preservá-la.

1. A água é uma necessidade humana vital

A água é tão importante para nós que a maior parte do nosso peso corporal, cerca de 70%, é constituído por água.

Sem água, desidratamos. Além disso, a água desempenha um papel muito importante no funcionamento do nosso organismo, porque, entre outras coisas, a água tem a função de transportar nutrientes pelo nosso corpo e eliminar dele produtos tóxicos, o que acontece principalmente quando urinamos e transpiramos.

2. A água é essencial para todos os seres vivos

A maior parte da água doce disponível no planeta para consumo (60%) é utilizada na agricultura, enquanto apenas 9% é utilizada nas nossas casas.

O crescimento das plantas depende de água. Isso significa que lavouras inteiras podem ser destruídas por falta dela.

A produção animal também depende muito da água, que é utilizada na alimentação, na limpeza das instalações dos animais, no abate e no processamento dos produtos.

3. A água gera energia elétrica 

A maior parte da energia elétrica que utilizamos é gerada pela força da água. No Brasil, cerca de 90% da energia é produzida dessa forma, o que é feito nas usinas hidrelétricas.

A maior hidrelétrica do mundo é a de Itaipu, no Brasil.

4. A água é um recurso precioso 

O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo, mas ao contrário do que muitos pensam, a água não é um recurso inesgotável. Ainda que a maior parte do nosso planeta seja constituído de água, apenas uma fração muito pequena pode ser utilizada - cerca de 2,7% - porque todo o resto é água salgada.

Acresce que com a poluição da água e com o aumento da população, cada vez haverá menos água que possa ser utilizada.

5. A água é um direito de todos

Garantir que todos tivessem acesso à água deveria ser um compromisso de todos os Estados.

De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo têm pouquíssima água disponível. O Kuwait, por exemplo, é um país muito rico em petróleo, mas tem uma grande carência de água e, assim, precisa importá-la de outros países.

6. A água é vida e saúde

O consumo de água potável poderia evitar muitos males. De acordo com a ONU, cerca de 80% das mortes e doenças está relacionada ao consumo de água não tratada.

Ao consumir água contaminada, as pessoas ficam doentes; a diarreia, por exemplo, mata mais de 15 mil pessoas anualmente no Brasil. Além do que, com a falta d’água também surgem doenças relacionadas com a falta de higiene.

7. A água pode apaziguar conflitos

Há países onde a água é disputada. Isso acontece em decorrência da exploração de rios localizados em territórios diferentes, como é o caso de Israel, Líbano e Jordânia que lutam pela Colinas de Golã, onde está localizada a nascente do rio Jordão. 

O rio Nilo, o maior do mundo, motiva a briga entre o Egito, Sudão, Etiópia e ainda outros países. Neste casos, há países exigindo a partilha do rio, cujo monopólio pertence ao Egito e ao Sudão. A Etiópia, construiu um enorme barragem e entrou na disputa exigindo acesso às águas do rio Nilo.

Leia também:

Dia Mundial da Água, 22 de março

Datas comemorativas escolares