O dia dos avós é comemorado em 26 de julho.

Essa é uma boa oportunidade para demonstrar todo o amor e carinho que temos por essas pessoas tão importantes na nossa formação.

Normalmente eles são responsáveis por proporcionar momentos de descontração e acolhimento aos netos, e muitas vezes, são também figuras bastante presentes na criação das crianças.

Por isso, selecionamos algumas coisas legais para fazer junto com os avós a fim de que tenham um dia divertido a amoroso.

1. Desfrutem de um delicioso piquenique

pic nic com avós

Uma tarde em meio à natureza pode ser muito agradável na companhia dos avós.

Planeje um piquenique para curtirem esse dia juntos, comendo quitutes gostosos e aproveitando a luz do sol, o calor e as conversas que podem surgir em momentos de relaxamento e descontração.

2. Leve-os para passear em lugares importantes da história deles

avós

Os adultos podem aproveitar essa data para fazerem uma surpresa para seus avós, levando-os para passear de carro em algum lugar que foi importante para eles. Pode ser outra cidade ou mesmo um lugar por perto, mas que seja significativo.

Essa é uma chance de descobrir histórias incríveis na vida dessas pessoas tão queridas.

Para saber sobre a origem do dia dos avós e outras curiosidades, leia Dia dos avós.

3. Façam uma sessão de fotos

sessão de fotos com avós

Uma sessão de fotos pode ser uma maneira maravilhosa de passar uma tarde divertida com seus avós. Além disso, vocês ganham registros de momentos alegres que poderão sempre ser revistos, trazendo de novo a emoção daquele dia.

Chame alguém que saiba fotografar para fazer retratos com seus avós. Melhor ainda se você contratar um profissional da área.

4. Tomem um gostoso chá da tarde

chá da tarde

Que tal tomar um chá quentinho e comer aquele bolo saboroso junto com seus avós?

Prepare uma mesa bem bonita de chá da tarde e chame-os para lanchar. Se for criança, você pode pedir a ajuda de um adulto, como seus pais. Uma boa ideia são as preparações caseiras, como bolo de cenoura ou chocolate; melhor ainda se for uma receita da sua avó!

Mas se estiver sem tempo, vale passar em uma padaria gostosa e comprar uns sonhos.

Para ter ideias de como passar um dia especial com sua mãe, leia Maneira de deixar sua mãe super feliz.

5. Olhem fotografias antigas

ver fotos com avó

Folhear álbuns de família é uma maneira bacana de reviver momentos ou de conhecer um pouco mais sobre a vida das pessoas.

Convide seus avós para olharem juntos fotografias antigas. Eles se sentirão muito especiais e vocês poderão se aproximar ainda mais. Outra dica legal é presenteá-los com um álbum só com fotografias de vocês dois, com momentos desde a sua infância. Certamente eles ficarão emocionados.

Deixe a magia da fotografia tomar conta desse dia!

6. Divirtam-se com jogos de tabuleiro

jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro também são passatempos divertidos para praticar com seus avós. Além de proporcionarem entretenimento, são muito bons para treinar a mente e o pensamento estratégico.

Pode ser um jogo de xadrez, dama, gamão ou outros que vocês apreciem!

Para ter dicas de como aproveitar o dia dos pais, leia também Maneiras de deixar seu pai super feliz.

7. Mostre o artista que há em você

criança desenhando

Certamente seus avós ficarão felizes se você presenteá-los com desenhos!

Uma sugestão é fazer retratos de como você os enxerga. Então, não é preciso ter conhecimento técnico de desenho, pois a ideia é transmitir todo o amor e gratidão que você sente por eles. Vale até buscar uma fotografia para te ajudar a se inspirar.

8. Converse sobre seus antepassados

conversar com avós

Você já conversou com seus avós sobre a história de pessoas da família que não estão mais presentes?

Conversar sobre seus antepassados pode ser revelador em muitos aspectos. Além de proporcionar a eles um sentimento de que são importantes e queridos, é uma forma de você também se aproximar de sua própria história de vida, fazendo um resgate importante de suas origens.

9. Faça uma visita

visitar os avós

Algumas vezes nossos queridos avós estão impossibilitados de sair de casa por algum problema de saúde. Há ainda os que vivem em casas de acolhimento para idosos. Nesses casos, é essencial a presença da família sempre que possível.

Aproveite a data para fazer uma longa visita aos seus avós, ajudando-os com coisas práticas do dia a dia, como uma compra no supermercado, por exemplo.

Esteja presente de verdade, ouvindo-os com uma escuta ativa e amorosa!