O Halloween é uma festa que acontece em 31 de outubro. Também chamado de "Dia das Bruxas", esse evento tem origem celta.

A comemoração começou na Irlanda e é muito tradicional na América do Norte.

No Brasil, o Halloween se popularizou devido à influência da cultura norte-americana, através de filmes, séries e também de escolas de idiomas.

Confira agora as tradições que fazem parte dessa festa assustadora e divertida!

Fantasias de Halloween

dia das bruxas

As fantasias assustadoras são um show à parte no Halloween. Mas você sabe o porquê dessa tradição?

Nos primórdios da celebração, acreditava-se que as almas das pessoas que já morreram saíam das suas tumbas e passavam a perambular durante a noite perseguindo seus parentes e amigos que ainda estavam vivos. Segundo o que consta, eles teriam a intenção de levá-los para o mundo dos mortos também.

Então, as pessoas vestiam fantasias de mortos-vivos para disfarçarem-se de almas penadas, assim os fantasmas não saberiam que na realidade elas estavam vivas.

Atualmente, o costume é uma diversão principalmente para as crianças, que muitas vezes usam fantasias para lá de criativas!

Para saber mais sobre a data, leia: Halloween (Dia das Bruxas).

Gostosuras ou travessuras?

gostosuras ou travessuras

A tradição de pedir guloseimas de porta em porta vem do costume antigo que as pessoas tinham de oferecer "bolos de alma" a pessoas carentes.

Quem recebia a guloseima ficava encarregado de realizar orações às almas dos entes queridos dos doadores, assim, essas almas encontrariam mais facilmente o caminho dos céus.

Com o tempo e as mudanças que a festa sofreu, os bolos foram transformados em doces de todos os tipos, como chocolates, balas e pirulitos. As crianças se deleitam com tamanha oferta de guloseimas.

Elas costumam ir fantasiadas às casas de seus vizinhos para fazer a famosa pergunta: "Doces ou travessuras?". Em inglês a expressão tem uma sonoridade curiosa: "Trick or treat?". Se os adultos não dão os doces pedidos, as crianças fazem travessuras, como enrolar papel higiênico nas árvores das casas.

Nessa época do ano, as vendas de doces nos EUA aumentam consideravelmente.

No Brasil, no dia 31 de outubro é comemorado um personagem importante do nosso folclore. Leia: Dia do Saci.

A abóbora assombrada

abóbora halloween

Um dos elementos mais conhecidos do Halloween é a abóbora. Normalmente sua polpa é retirada, deixando-a oca, e ela é cortada de maneira a formar um rosto assustador. Então, coloca-se velas dentro do fruto, com a finalidade de iluminar o ambiente.

Essa tradição vem de uma lenda irlandesa que foi adaptada à cultura norte-americana. A história conta que existia um homem, Jack, que era muito beberrão e sempre encontrava-se com o diabo durante seus porres. Acontece que Jack era bastante esperto e conseguia enganar o demônio, que queria levá-lo para o outro mundo. 

Entretanto, certo dia, o homem bebeu tanto que, de fato, morreu. Sua alma não tinha passagem no paraíso e também não foi aceita no inferno, pois Satanás não o queria por lá.

Por isso, Jack passou a andar como alma penada, perambulando segurando uma lanterna feita com um nabo e velas, sendo chamado de Jack o'Lantern.

Ao chegar na América do Norte, a tradição foi adaptada, e as abóboras, que eram abundantes na região, passaram a ser usadas em lugar dos nabos.

Confira também outros textos relacionados que preparamos para você!