Eclipse lunar é um fenômeno da natureza em que a Terra passa entre a Lua e o Sol, ou seja, é quando a Terra fica alinhada entre os dois astros. Esse fenômeno acontece a cada 173 dias, que corresponde a mais ou menos duas vezes por ano, e apenas quando é lua cheia.

Com o alinhamento (nessa ordem: Sol, Terra e Lua), a Terra tapa a luz que o Sol reflete na Lua e a Lua fica escondida na sombra da Terra.

Alinhamento do Sol, da Terra e da Lua no eclipse lunar

A sombra da Terra passa pela Lua, demorando cerca de uma hora para cobri-la. Enquanto está cobrindo a Lua, o fenômeno está na fase parcial. Quando a Lua está totalmente coberta, o fenômeno está na fase total.

Existem duas regiões de sombra: a umbra e a penumbra.

Na região de sombra que é chamada de umbra, a Lua não recebe nenhuma luz emitida pelo Sol. Na região de sombra que é chamada de penumbra, a Lua recebe alguma luz emitida pelo Sol. Dependendo da região de sombra, podem ocorrer tipos de eclipses diferentes.

Os eclipses lunares podem ser: total, parcial e penumbral.

Tipos de eclipses lunares

Eclipse lunar penumbral

O eclipse lunar penumbral, ou eclipse penumbral da Lua, acontece quando a Lua se encontra na região de sombra que é chamada de penumbra. A penumbra recebe alguma luz emitida pelo Sol. Pelo fato de receber alguma luz, a Lua continua brilhante, o que torna difícil perceber esse eclipse.

Existem duas regiões de sombra: a penumbra, que recebe alguma luz do Sol, e a umbra, que não recebe nenhuma luz do Sol.

Assim, quando a Lua se encontra na região de sombra que é chamada de umbra, acontece o eclipse total. Por sua vez, quando a Lua se encontra na umbra e na penumbra, acontece o eclipse parcial.

Eclipse lunar total 

O eclipse lunar total, ou eclipse total da Lua, acontece quando a Lua se encontra na sombra da Terra que é chamada de umbra. A umbra não recebe nenhuma luz emitida pelo Sol.

No eclipse total, normalmente a Lua fica avermelhada. Isso acontece porque a Terra tapa a luz que o Sol reflete na Lua, que geralmente a deixa prateada.

Como a Lua está coberta pela Terra, a luz do Sol reflete na atmosfera da Terra (camada de ar que a envolve) e, em contacto com os gases que a compõem, a luz do Sol muda para uma cor avermelhada.

Eclipse lunar parcial 

O eclipse lunar parcial, ou eclipse parcial da Lua, acontece quando uma parte da Lua se encontra nas duas regiões de sombra que existem: a umbra e a penumbra.

Na região de sombra que é chamada de umbra, a Lua não recebe nenhuma luz emitida pelo Sol. Na região de sombra que é chamada de penumbra, a Lua recebe alguma luz emitida pelo Sol. 

Por esse motivo, quando a Lua se encontra na região de sombra que é chamada de umbra, acontece o eclipse total.

Diferença entre eclipse lunar e eclipse solar

Os eclipses são fenômenos da natureza em que a Terra, o Sol e a Lua ficam alinhados. A principal diferença entre ambos é a posição desse alinhamento.

Dentre os três astros - Terra, Sol e Lua -, apenas o Sol emite a sua própria luz. A Terra e a Lua refletem a luz emitida pelo Sol. Por esse motivo, a diferença dos eclipses é qual o astro está tampando a luz do Sol para não chegar ao outro astro.

O eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua (em outras palavras, quando a Lua fica escondida na sombra da Terra), mas o eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol (em outras palavras, quando a Terra fica escondida na sombra da Lua).

É mais fácil observar um eclipse lunar do que um eclipse solar, porque o eclipse lunar pode ser visto a olho nu, enquanto o eclipse solar é perigoso para os nossos olhos e exige o uso de proteção.

Leia também Eclipse Lunar: quando ocorrerá o próximo em 2024.