O outono é a estação do ano que tem características semelhantes ao verão e ao inverno, pois ocorre entre essas duas estações. A origem da palavra outono vem do latim autumnus, que significa amadurecer.

No Brasil e no resto do Hemisfério Sul, o início do outono, também chamado de "outono austral", começa entre 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho. 

No Hemisfério Norte, o "outono boreal", inicia entre 22 e 23 de setembro e termina entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Assim como todas as estações implicam em mudanças, com o outono não é diferente. Reconhecemos o outono pela perda gradativa da coloração das folhas, fazendo com que essa estação seja marcada por tons amarelos, castanhos e vermelhos. Observamos também que nas árvores a tendência é que as folhas caiam. 

Os dias de outono apresentam outra característica principal, que são as noites mais longas e, consequentemente, dias mais curtos em decorrência do fenômeno equinócio de outono.

Equinócio de outono

O movimento de translação que a Terra realiza ao redor do Sol influencia as estações do ano e origina os Equinócios e os Solstícios. Enquanto que o Solstício marca o início do verão ou do inverno, o Equinócio determina o início do outono ou da primavera.

Equinócio de outono

A palavra equinócio tem origem de dois termos do latim: aequus (igual) + nox (noite), que pode ser traduzido como "noite igual". Quando esse fenômeno ocorre, a luz do Sol incide com a mesma intensidade nos Hemisférios Norte e Sul. 

O equinócio de outono ocorre no mês de março no Hemisfério Sul, e no mês de setembro no Hemisfério Norte, iniciando a mudança de estação com quatro dias de transição. 

Quando começa o outono, o dia e a noite têm praticamente a mesma duração, 12 horas, pois o Sol está em uma posição que os raios solares incidem sob a linha do Equador.

Gradualmente, os dias no outono vão se tornando mais curtos e as noites mais longas, pois a iluminação solar tende a ficar desigual pela inclinação na órbita do planeta.

Saiba mais sobre o Equinócio de Outono.

Características do outono

Entre o verão e o inverno está o outono. O verão é uma estação caracterizada pelo calor e umidade, já o inverno é marcado pelo frio e clima seco. Por isso, as características do outono correspondem à transição entre essas estações opostas.

Vale lembrar que o outono não é uma estação bem definida em todo o planeta. Enquanto que no Hemisfério Norte é fácil perceber as mudanças entre as quatro estações, no Brasil e no Hemisfério Sul isso dependerá da região onde você está.

As características do outono podem variar de uma região para outra. Entretanto, podemos simplificar as principais características observadas em:

  • As condições climatológicas passam por mudanças rápidas.
  • Por se tratar da transição de um período mais quente para uma estação mais fria, as temperaturas tendem a diminuir gradativamente.
  • As folhas de algumas árvores começam a mudar de cor por causa da diminuição da clorofila, já que com menos luz não ocorre a fotossíntese.
  • As noites começam a ficar mais longas e, por isso, os dias são mais curtos pela inclinação dos hemisférios em relação ao Sol.
  • As folhas tendem a cair para que as árvores economizem energia já que ocorre a diminuição da fotossíntese.
  • Os nevoeiros se formam pela condensação do vapor d'água no ar, resultado da umidade elevada e queda da temperatura.

Você também pode se interessar por Início do Outono.

Outono no Brasil

O outono brasileiro apresenta características diferentes nas regiões do país, sendo mais perceptível em alguns lugares do que em outros.

  • Norte: apresenta temperatura homogênea nessa época do ano, com ocorrência de chuva no extremo norte e friagem no sul da região.
  • Nordeste: observa-se temperaturas constantes, diminuição dos períodos chuvosos no semiárido, e no norte e leste da região é comum a ocorrência de chuvas.
  • Sul: inicia-se a diminuição da temperatura pela formação de massas de ar frio. Geadas e nevoeiros tornam-se comuns, além da possibilidade de neve nas serras e planaltos gaúchos.
  • Sudeste: as quedas de temperatura ocorrem pela massa de ar frio vinda do sul, além da ocorrência de nevoeiros e geadas. O norte de Minas Gerais é marcado pela diminuição das chuvas.
  • Centro-oeste: nevoeiros são frequentes na região e pode ocorrer geada no Mato Grosso do Sul. Os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e uma parte de Goiás apresentam períodos de friagem pela diminuição brusca da temperatura.

Não pare por aqui, saiba mais sobre as Estações do Ano no Brasil.

Curiosidades sobre o outono

  • Antes do século XVI, o outono representava a época das colheitas e, por isso, era bastante utilizado para se referir a esse período.
  • Vários festivais em comemoração às colheitas se tornaram comuns na cultura ocidental durante o outono. O mais conhecido é o feriado de Ação de Graças, celebrado principalmente nos Estados Unidos e no Canadá.
  • Na mitologia grega, as Horas são as deusas que representam as estações do ano e a divisão do tempo. A deusa Carpo era cultuada pelos camponeses por ser a deusa do outono, responsável pelo amadurecimento e colheita.