Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas

Próximo 30 de Julho de 2019 (Terça-feira)

O Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas decorre anualmente a 30 de julho.

A data foi criada pela ONU e celebrada pela primeira vez em 2014. O seu objetivo é claro: combater o tráfego e a exploração de pessoas no mundo e ajudar as vítimas deste crime.

Todos os anos cerca de 2,4 milhões de crianças, de mulheres e de homens são traficadas por dinheiro. Elas são forçadas a trabalhar sob condições deploráveis ou então são vítimas de remoção de órgãos. Outros casos sérios são a exploração sexual e o casamento forçado. 33% das vítimas são crianças, e duas de cada três crianças são meninas. Estas, juntamente com as mulheres, representam 70% do tráfego humano.

O tráfego de seres humanos afeta países de todo o mundo e Portugal não é exceção. Portugal é identificado como um país de origem, de trânsito e de destino de tráfego humano, com mais de 300 casos por ano.

É no Observatório do Tráfego de Seres Humanos que se pode denunciar o tráfego de pessoas e obter apoio.

Um coração azul, representante da tristeza das vítimas, é o símbolo da luta contra o tráfego humano. No Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas é habitual iluminar edifícios públicos com a cor azul e fazer campanhas de informação e de solidariedade nas redes sociais.

Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas
Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas

Dia Mundial Contra o Tráfego de Pessoas nos próximos anos

30 de Julho de 2020 (Quinta)

30 de Julho de 2021 (Sexta)

30 de Julho de 2022 (Sábado)