Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Próximo 15 de Janeiro de 2017 (Domingo)

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado comemora-se a 15 de janeiro em 2017.

A data celebra-se anualmente no terceiro domingo de janeiro.

Ela foi comemorada pela primeira vez em 1915. Trata-se de uma ocasião especial para aprofundar a compreensão do fenómeno migratório e a consciência dos desafios que os migrantes enfrentam no mundo.

Para comemorar a data, todos os anos o Papa escreve e dirige uma mensagem ao mundo sobre a temática da migração. Outros líderes religiosos também se fazem ouvir.

O objetivo é gerar gestos de solidariedade na sociedade, apelando aos sentimentos adormecidos das pessoas, no apoio aos refugiados.

"Migrantes de menor idade, vulneráveis e sem voz" foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado em 2017.

Com a sua mensagem, o Papa deseja colocar os holofotes nas vulneráveis crianças migrantes que chegam sozinhas aos países de destino. Triplamente fragilizadas, por serem menores idade, estrangeiras e indefesas, elas acabam por se tornar vítimas de graves violações dos direitos humanos muito facilmente.

Mais do que consciencializar, a data apela à ação. Neste dia os governantes, os legisladores e mesmo os cidadãos comuns, são convidados a aprofundar a questão da migração e dos refugiados, sugerindo soluções e gerando iniciativas para melhorar a situação atual.

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado