Eclipse lunar é um fenômeno astronômico em que a Lua fica na sombra da Terra. Num ano, podem ocorrer dois eclipses lunares. O fenômeno é bonito, pode ser observado a olho nu e não é perigoso, ou seja, não é preciso usar qualquer tipo de proteção para ser apreciado.

Em média, acontecem dois eclipses lunares por ano, mais precisamente ocorrem a cada 173 dias.

Um eclipse pode durar aproximadamente 4 horas, desde o seu início até a fase final, mas um eclipse total (quando a Lua fica totalmente escondida na parte mais escura da sombra da Terra), nunca dura mais do que 1 hora e 40 minutos.

Os eclipses lunares não acontecem da mesma forma em todo o mundo. Quando há um eclipse lunar, ele pode ser visível em um país e não em outro.

O que é preciso para um eclipse lunar acontecer

  1. Deve ser lua cheia.
  2. O Sol, a Terra e a Lua devem estar alinhados.
  3. A Lua deve estar próxima da linha de nodos.

Para acontecer um eclipse lunar, o Sol, a Terra e a Lua devem estar alinhados, nessa mesma ordem, ou seja, a Terra deve estar entre a Lua e o Sol. Assim, a Terra cobre a luz que o Sol costuma refletir na Lua e a Lua fica na sombra da Terra.

Além disso, deve ser lua cheia e a Lua deve estar próxima da linha de nodos, que é como uma linha imaginária da Lua em volta da Terra.

como um eclipse lunar acontece

Por que há tipos de eclipses diferentes

Há tipos de eclipses diferentes, porque eles variam de acordo com as regiões da sombra da Terra que cobrem a Lua. Existem duas regiões de sombra: a umbra e a penumbra.

Os eclipses lunares podem ser: parcial, total e penumbral.

Na região de sombra que é chamada de umbra, a Lua não recebe nenhuma luz emitida pelo Sol. Na região de sombra que é chamada de penumbra, a Lua recebe alguma luz emitida pelo Sol. 

tipos de eclipses da Lua
Tipos de eclipses lunares (Autor: Fernando de Gorocica - imagem adaptada)

Eclipse parcial: quando uma parte da Lua fica na umbra e outra parte fica na penumbra da Terra.

Eclipse total: quando a Lua fica totalmente na umbra da Terra.

Eclipse penumbral: quando a Lua não fica, em nenhum momento, na umbra da Terra.

Eclipse parcial da Lua

eclipse parcial da lua
Eclipse lunar parcial em 16 de julho de 2019, às 19h37
(Autor: Fernando de Gorocica)

O eclipse parcial da Lua é quando apenas uma parte da Lua fica escura. Ele acontece quando a Lua fica nas duas regiões da sombra da Terra: uma parte da Lua fica na umbra (a parte mais escura, porque não recebe nenhuma luz do Sol) e outra parte passa pela penumbra (a parte mais clara).

Eclipse total da Lua

eclipse total da Lua
Eclipse lunar 2019 em Santiago do Chile
(Autor: Luis Rojas M)

O eclipse total da Lua é o eclipse mais bonito, quando a Lua fica totalmente escondida na umbra da Terra, que é a parte mais escura da sombra, porque não recebe nenhuma luz do Sol.

No eclipse lunar total, a luz da Lua fica avermelhada. Isso acontece porque, como a Lua está na sombra da Terra, a luz do Sol reflete na atmosfera da Terra (camada de ar que a envolve) e, em contacto com os gases que a compõem, a luz do Sol muda para uma cor avermelhada.

Depois do eclipse total, a Lua vai saindo, aos poucos, da sombra da Terra. Então, ela volta a ser iluminada pelo Sol e fica com a sua cor prateada novamente.

Eclipse penumbral da Lua

eclipse penumbral
Eclipse penumbral em janeiro de 2019
(Autor: O'Dea)

O eclipse penumbral da Lua é o menos visível, às vezes, nem percebido. Neste caso, a Lua pode ficar apenas um pouco mais escura do que o normal, porque ela continua sendo iluminada pelo Sol, ou seja, ela não fica, em nenhum momento, na umbra (a parte mais escura, porque não recebe nenhuma luz do Sol) da Terra.

Por que não há um eclipse lunar sempre que é lua cheia

Os eclipses lunares não acontecem em todas as luas cheias, porque nem sempre a lua cheia está próxima da linha de nodos, linha imaginária da Lua em volta da Terra.

Diferença entre eclipse lunar e eclipse solar

A diferença entre o eclipse lunar e solar é o astro que cobre a luz do Sol para não chegar ao outro astro.

Um eclipse acontece quando um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra entra na sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

É mais fácil observar um eclipse lunar do que um eclipse solar, porque o eclipse lunar pode ser visto a olho nu, enquanto o eclipse solar é perigoso para os olhos e exige o uso de proteção.

Leia também Eclipse Lunar: quando ocorrerá o próximo em 2024