Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo Expedito

Próximo 19 de Abril de 2019 (Sexta-feira)

O Dia de Santo Expedito comemora-se a 19 de abril.

A história de Santo Expedito, o santo das causas urgentes e impossíveis, é vaga. Acredita-se que Expedito foi um comandante de uma legião de soldados romanos em defesa das províncias romanas na Arménia contra o ataque de bárbaros asiáticos.

Terá morrido martirizado a 19 de abril de 303, em Melitene, na Arménia, às mãos do imperador Diocleciano, por recusar-se a negar a fé cristã.

Em diversas igrejas do mundo encontram-se estátuas representando Santo Expedito num traje legionário, com uma mão a segurar uma palma e outra uma cruz com a palavra hodie (hoje). O nome Expedito terá sido utilizado para caracterizar o santo legionário, sempre pronto a agir e a cumprir o seu dever.

A lenda conta-nos que quando Expedito quis se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo à sua frente, gritando "Crás! Crás!" ("Amanhã! Amanhã!" em latim). O legionário não deu ouvidos ao pedido de adiamento do seu batismo e pisou o corvo dizendo: "Hodie! Hodie!" ("Hoje! Hoje!").

Oração a Santo Expedito

Oh! Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança. Meu Santo Expedito, tu que és o Santo guerreiro; tu que és o Santo dos aflitos e desamparados; tu que és o Santo dos desempregados; tu que és o Santo das causas urgentes, protege-me, ajuda-me, concedendo-me força, coragem e serenidade. Atende meu pedido! (Fazer o pedido)

Meu Santo Expedito ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegendo-me de todos os que possam prejudicar-me, protegendo minha família, atende meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Estarei agradecido pelo resto da minha vida e propagarei teu nome a todos os que tiverem fé.
Ámen!

Dia de Santo Expedito
Dia de Santo Expedito

Dia de Santo Expedito nos próximos anos

19 de Abril de 2020 (Domingo)

19 de Abril de 2021 (Segunda)

19 de Abril de 2022 (Terça)