Calendário 2017 Feriados 2017

Dia de São Casimiro

Próximo 4 de Março de 2017 (Sábado)

O Dia de São Casimiro celebra-se a 4 de março.

São Casimiro nasceu na Cracóvia, na Polónia, em 1458, e faleceu a 1484 em Hrodna, na Bielorrússia, precisamente no dia 4 de março.

Filho do rei Casimiro IV da Polónia e da rainha Isabel da Áustria, São Casimiro renunciou ao trono para seguir a vida religiosa, negando mesmo todos os confortos, facilidades e prazeres mundanos da vida na nobreza. Casimiro desprezava as grandezas do mundo e encontrava a alegria ao ajudar os pobres e doentes e ao visitar a igreja. Entre outros sacrifícios, o santo andava com um cilício para se castigar, dormia no chão e fazia dias inteiros de jejum. Todo o seu rigor, bondade, pureza e virtude valeram-lhe a fama de grande santo.

São Casimiro acabou por morrer de tuberculose, ainda antes dos 30 anos. O seu túmulo foi aberto 120 anos depois do seu enterro. O seu corpo encontrava-se ainda incorrupto e nem a roupa se tinha deteriorado, mesmo estando num local muito húmido. Sobre seu peito encontrou-se uma poesia dedicada à Santíssima Virgem com a qual o santo tinha pedido para ser sepultado.

São Casimiro é o santo padroeiro da Polónia, da Lituânia e da juventude lituana.

Dia de São Casimiro
Dia de São Casimiro

Dia de São Casimiro nos próximos anos

04 de Março de 2018 (Domingo)

04 de Março de 2019 (Segunda)

04 de Março de 2020 (Quarta)