Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Europeu do Enoturismo

O Dia Europeu do Enoturismo celebra-se a 13 de novembro em 2016.

Este Dia Europeu do Enoturismo é uma iniciativa promovida pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) à qual as câmaras municipais portuguesas escolhem ou não aderir. Ele foi criado em 2009 tendo em vista a divulgação do turismo vinícola e das diversas rotas existentes na Europa. Celebra-se tradicionalmente no segundo domingo de novembro.

Neste dia (e durante a semana deste dia) são organizadas feiras com a participação de vários restaurantes e produtores de vinho regionais, debates sobre o papel do vinho na restauração e na sociedade, provas e visitas livres a adegas, exibições de filmes sobre a cultura do vinho, entre outras atividades relacionadas com o doce néctar das uvas.

O objetivo do Dia Europeu do Enoturismo é sublinhar a cultura e a tradição da terra, que estão fortemente unidas à produção do vinho e dos produtos locais. Em 2016 as comemorações centram-se no consumo moderado do vinho, apelando-se ao consumo responsável de vinho, em cooperação com o programa Wine in Moderation.

Dia Europeu do Enoturismo