Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Pentecostes

Próximo 9 de Junho de 2019 (Domingo)

O Dia de Pentecostes comemora-se ao domingo, 50 dias depois da Páscoa e 7 dias após a Ascensão de Jesus Cristo, sendo assim uma data móvel.

Significado de Pentecostes

O termo grego Pentecostes significa “cinquenta dias depois” e começou a ser usado para se referir à Festa da Colheita ou das Semanas (o Shavuoth) do povo judeu, uma festa agrícola de agradecimento ao Senhor pelas colheitas que duravam 7 semanas, desde a Páscoa até ao 50º dia.

O que aconteceu no dia de Pentecostes?

Na tradição cristã, a celebração do Pentecostes marca o dia da descida do Espírito Santo sobre a Terra e encerra as celebrações da Páscoa. Nas Sagradas Escrituras refere-se que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e seguidores de Jesus na forma de línguas de fogo ao quinquagésimo dia da festa em Jerusalém.

A data simboliza também o nascimento da Igreja, com o acontecimento a permitir o acesso ao Evangelho pelas diferentes nações e a cumprir a profecia de Jesus sobre o envio do seu Espírito Santo aos homens.

Pentecostes: Descida do Espírito Santo em forma de línguas de fogo

Dia de Pentecostes em Portugal

O Dia de Pentecostes em Portugal é festejado com alegria, com a celebração de missas especiais em honra de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Esta festa católica é considerada umas das mais importantes do ano, sendo apenas suplantada pela Páscoa e pelo Natal.

Dia de Pentecostes
Dia de Pentecostes

Dia de Pentecostes nos próximos anos

31 de Maio de 2020 (Domingo)

23 de Maio de 2021 (Domingo)

05 de Junho de 2022 (Domingo)