Carnaval

Ponto Facultativo

Próximo 21 de Fevereiro de 2023 (Terça-feira)

O Carnaval 2023 cai no dia 21 de fevereiro (terça-feira). Apesar de ser tradicionalmente um dia de folga, não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Sendo assim, fica a critério das empresas suspenderem ou não as atividades no período dessa festividade.

Além do dia 21 de fevereiro (terça-feira de Carnaval), o dia 20 de fevereiro (a segunda-feira antes do Carnaval), também poderá ser ponto facultativo.

Em 2022, o Carnaval foi no dia 1 de março. Entretanto, em decorrência da pandemia, muitas capitais cancelaram os blocos de rua. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, os tradicionais desfiles das escolas de samba foram realizados nos dias próximos ao feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes.

O Carnaval é uma celebração de data móvel, obrigatoriamente comemorada numa terça-feira, e que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.

Na verdade, o Carnaval compreende vários dias de folia, começando no fim de semana que antecede a terça de carnaval.

Carnaval é feriado?

O Carnaval não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Isso quer dizer que o dia de folga não é obrigatório.

No Brasil, o Carnaval é feriado apenas no Rio de Janeiro, conforme a Lei do estado nº 5243, de 14 de maio de 2008.

Lembrando que, apesar de serem realizados grandes festejos de carnaval em São Paulo, na Bahia e em Pernambuco, nesses lugares, não é feriado.

Quando será o Carnaval nos próximos anos

Como dito, o Carnaval é uma festa móvel e, por este motivo, todos os anos é comemorado numa data diferente. Para já ir se programando, saiba quais são as datas do Carnaval para os próximos anos.

  • Carnaval 2023 - 21 de fevereiro de 2023
  • Carnaval 2024 - 13 de fevereiro de 2024
  • Carnaval 2025 - 4 de março de 2025
  • Carnaval 2026 - 17 de fevereiro de 2026
  • Carnaval 2027 - 9 de fevereiro de 2027
  • Carnaval 2028 - 29 de fevereiro de 2028

História: qual o significado do Carnaval?

Embora não se saiba ao certo em que local o Carnaval tenha surgido, ele remonta à Antiguidade.

Vários eventos podem ter influenciado a comemoração como a conhecemos hoje. A troca de papéis sociais, que tinha lugar na Babilônia, por exemplo, pode ter originado a utilização de máscaras e fantasias. Elas propiciavam que as pessoas se divertissem, sem receios de serem reconhecidas.

Todos os eventos que possivelmente deram origem ao Carnaval, no entanto, tinham origem pagã. Como a igreja não conseguia proibir a comemoração do Carnaval, que era muito popular, a partir de 590 d.C as autoridades eclesiásticas inseriram a Quarta-Feira de Cinzas - marco inicial da Quaresma - logo após o Carnaval.

Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carne levale, em italiano), porque representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um grande jejum. Essa época era a Quaresma, um período de aproximadamente quarenta dias antes da Páscoa.

Para saber mais: origem do carnaval.

Carnaval no Brasil

O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.

No País, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente na França, Portugal e na Itália.

Foi apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou com o formato conhecido contemporaneamente. O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.

Ó Abre Alas (1899), de Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira marchinha de Carnaval.

A primeira escola de samba, Deixa Falar (hoje, Estácio de Sá), foi criada no Rio de Janeiro em 1928.

No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos e inusitados, e comemoram a data indo aos bailes e desfiles específicos da época.

Na cidade do Rio de Janeiro, acontecem os desfiles das tradicionais escolas de samba cariocas, no Sambódromo. Da mesma forma, os habitantes se divertem nos blocos carnavalescos.

A cidade de Recife, capital de Pernambuco, também se destaca por ter o maior bloco de Carnaval do mundo, chamado "Galo da Madrugada".

Em Salvador, na Bahia, a festa é animada pelos trios elétricos, que reúnem os principais nomes da música brasileira.

Com o revival do carnaval de rua e dos blocos, cidades que tradicionalmente não tinham grande expressão na folia, como Belo Horizonte (MG), passaram a realizar sua própria festa.

Quer saber mais sobre outras festas populares brasileiras? Conheça as datas das principais festas populares brasileiras.

Carnaval
Carnaval

Carnaval nos próximos anos

13 de Fevereiro de 2024 (Terça)

04 de Março de 2025 (Terça)

17 de Fevereiro de 2026 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: