Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia da Madeira

Próximo 1 de Julho de 2020 (Quarta-feira)

O Dia da Madeira verifica-se a 1 de julho.

De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo.

Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te Deum na Sé Catedral do Funchal, etc.

Bandeira da Madeira
Bandeira da Região Autónoma da Madeira

Você também pode se interessar por: Dia de Portugal.

História da Madeira

A Ilha da Madeira foi descoberta em 1419 por Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, mas sua colonização começou somente em 1425. Antes, haviam descoberto o Porto Santo, em 1418.

O nome, atribuído por esses navegadores portugueses, decorre da quantidade de madeira existente nessa ilha.

Em 1440, o arquipélago da Madeira foi dividido pelo sistema de capitanias: Machico, Porto Santo e Funchal. Hoje, a Madeira é dividida em 11 concelhos: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente.

A sua economia passou desde o início pela cultura da cana-de-açúcar, pelo vinho e, mais tarde, pelo setor turístico, tendo já sido eleita Melhor Destino Insular da Europa.

Dia da Madeira
Dia da Madeira

Dia da Madeira nos próximos anos

01 de Julho de 2021 (Quinta)

01 de Julho de 2022 (Sexta)

01 de Julho de 2023 (Sábado)