Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Visitação de Nossa Senhora

Próximo 31 de Maio de 2019 (Sexta-feira)

O Dia da Visitação de Nossa Senhora celebra-se a 31 de maio.

A festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel começou a ser celebrada no século XIII. Era inicialmente celebrada a 2 de julho, mas foi antecipada 31 de maio pelo novo calendário, entre a Anunciação e o nascimento de São João Batista e precisamente para o último dia do mês de Maria.

História da visitação de Nossa Senhora

Este dia comemora a visitação de Maria a sua prima Isabel, após a anunciação do arcanjo Gabriel a Maria, avisando-a de que iria conceber o filho de Deus por intermédio do Espírito Santo. Gabriel também informou Maria de que sua prima, Isabel, estava já grávida.

Maria fez cerca de 100 kms a pé pela montanha para visitar Isabel e dar-lhe as boas novas, em casa de Zacarias e Isabel, em Hebron. Segundo o Evangelho de São Lucas, o bebé de Isabel (São João Batista), fruto também da ação de Deus, chutou o ventre de Isabel quando esta ouviu a saudação de Maria, reconhecendo a presença de Jesus nesse momento.

Isabel, uma mulher já de idade avançada, profere humildemente as conhecidas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, enchendo-se do Espiríto Santo e da alegria da presença de Deus.

A visita de Maria a Isabel simboliza assim a visita prometida de Jesus ao seu povo, assim como às pessoas que nele acreditam, que são contagiadas pela sua presença tal como Santa Isabel.

Dia da Visitação de Nossa Senhora
Dia da Visitação de Nossa Senhora

Dia da Visitação de Nossa Senhora nos próximos anos

31 de Maio de 2020 (Domingo)

31 de Maio de 2021 (Segunda)

31 de Maio de 2022 (Terça)