Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Mariana de Quito

Próximo 26 de Maio de 2019 (Domingo)

O Dia de Santa Mariana de Quito festeja-se a 26 de maio.

Santa Mariana é a padroeira de Quito e a heroína nacional do Equador. É também a santa protetora dos doentes e dos órfãos.

Milagres

Mariana ficou órfã ainda em criança, ficando à guarda da sua irmã mais velha. Aos 7 anos salva as suas sobrinhas da morte e recebe precocemente a primeira comunhão. Ela própria seria salva milagrosamente da morte por diversas vezes.

Vivendo isolada e em penitência, em casa do cunhado e da irmã, Mariana teve imensas visões, entre elas uma em que a casa em que vivia se transformava num convento, o que veio a acontecer anos mais tarde. A santa protagonizou curas de doentes e é-lhe mesmo atribuído o milagre da ressurreição de duas pessoas pela oração.

Salvadora de Quito

Em 1645 a cidade de Quito foi abalada por terríveis epidemias e terramotos. A igreja de Quito pedia mais sacrifícios e penitências ao povo para alcançar a paz nesses tempos difíceis decidindo então Mariana oferecer-se publicamente como vítima para salvar a cidade. Os males que Mariana sofreu acabaram por levar a sua vida a 26 de maio de 1645, terminando os terramotos e epidemias em Quito, e nascendo milagrosamente lírios brancos do seu sangue. O Equador declarou-a "heroína nacional". Mariana foi beatificada em 1853 e canonizada em 1950.

Dia de Santa Mariana de Quito
Dia de Santa Mariana de Quito

Dia de Santa Mariana de Quito nos próximos anos

26 de Maio de 2020 (Terça)

26 de Maio de 2021 (Quarta)

26 de Maio de 2022 (Quinta)