Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Quitéria

Próximo 22 de Maio de 2019 (Quarta-feira)

O Dia de Santa Quitéria celebra-se a 22 de maio. Em Felgueiras a devoção à santa é feita no Dia de São Pedro.

Santa Quitéria nasceu no século II em Braga. Foi a oitava das nove filhas do governador Lúcio Caio Atílio Severo e de Cálcia Lúcia Severo, que seria estéril mas que acabaria por dar à luz nove crianças de parto único. Estupefacta com a situação, Cálcia ordenou a parteira Cília a afogar as nove crianças no Rio Este mas esta recorreu ao arcebispo de Braga, Santo Ovídio, que as batizou e que tratou do seu crescimento.

Depois de cresceram e descobrirem a sua origem, as irmãs fizeram um voto de castidade perpétua e de amor a Cristo. Em altura de perseguição cristã, as irmãs acabariam por ser chamadas à presença de Lúcio Severo, seu pai, que ao tomar conhecimento da existência das filhas lhes pediu que renunciassem à sua religião e que adotassem os deuses romanos. Todas o negaram e acabariam por sofrer martírios.

Santa Quitéria, de 15 anos, foi impelida pelo pai para casar com um nobre chamado Germano, mas esta recusou-se e fugiu para o Monte Pombeiro em Felgueiras, onde existia uma capela de São Pedro. Seu pai ordenou a sua execução, que seria perpetrada pelo próprio Germano. Reza a lenda que ao ser encontrada no Monte e executada, os soldados que a prenderam ficaram cegos e comeram as próprias mãos, enquanto a santa pegou na própria cabeça decepada e caminhou com ela nas mãos até ao seu próprio sepulcro.

Dia de Santa Quitéria
Dia de Santa Quitéria

Dia de Santa Quitéria nos próximos anos

22 de Maio de 2020 (Sexta)

22 de Maio de 2021 (Sábado)

22 de Maio de 2022 (Domingo)