Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo Hilário

Próximo 13 de Janeiro de 2019 (Domingo)

É a 13 de janeiro que se comemora o dia de Santo Hilário.

Hilário de Poitiers foi um bispo gaulês na cidade romana de Pictávio, atual Poitiers.

Nascido por volta do ano 300, numa família pagã e hedonista, Hilário recebeu uma sólida educação, ao mesmo tempo que procurava o sentido da vida. Foi ao estudar o Antigo e o Novo Testamento que acabou por o encontrar, o que o levou a querer ser batizado, juntamente com a sua mulher e filha, em 345.

Dado o respeito que a população de Pictávio lhe prestava, acabou por ser eleito bispo da cidade em 353. Enquanto bispo lutou ferozmente contra o arianismo que assolava a Igreja Ocidental, o que lhe concedeu os nomes de “Martelo dos arianos” e “Atanásio do ocidente”, pela semelhança com o bispo de Alexandria.

Hilário foi exilado pelo imperador Constâncio para a Frígia, por quatro anos, mas não deixou de evangelizar e de escrever na cadeia. Os seus escritos eram tão inconvenientes para os seus adversários que acabou por ser mandado de volta para a sua diocese.

Hilário, aclamado por Santo Agostinho como "o mais ilustre doutor das igrejas", invocou um Concílio em Paris e participou em vários conselhos no Ocidente, sempre em defesa da verdade de Jesus Cristo. Acabou por falecer por volta de 368 na sua terra natal.

Dia de Santo Hilário
Dia de Santo Hilário

Dia de Santo Hilário nos próximos anos

13 de Janeiro de 2020 (Segunda)

13 de Janeiro de 2021 (Quarta)

13 de Janeiro de 2022 (Quinta)