Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de São Julião

Próximo 9 de Janeiro de 2018 (Terça-feira)

O Dia de São Julião celebra-se a 9 de janeiro.

São Julião de Antioquia (ou de Antinoe, Egito, como se descobriu mais tarde) foi um mártir do séc. IV, falecido provavelmente a 9 de janeiro de 302.

Filho de uma família cristã, Julião casou com a jovem Basilissa aos 18 anos, a pedido da família. Ambos manifestaram o desejo de servir unicamente a Deus e fizeram o pacto de manter a castidade e ajudar os necessitados. Com a morte dos pais, o casal fez da casa um hospício com capacidade para mil pobres. Julião encarregou-se da ala masculina e Basilissa da feminina.

Julião foi denunciado às autoridades por albergar cristãos e como se recusou a abandonar a fé em Cristo e a adorar os ídolos pagãos foi torturado por um longo período até morrer. Basilissa terá conseguido ainda ajudar os pobres e leprosos até falecer, a 18 de novembro de 304.

Julião e Basilissa são lembrados pela Igreja Católica a 6 de janeiro, segundo o último ajuste oficial no Martirológio Romano. Em locais como a Figueira da Foz, São Julião é celebrado ainda a 9 de janeiro. Além da Figueira, existem mais 35 freguesias em Portugal cujo orago é S. Julião, mas não se trata sempre da mesma entidade, visto existirem diferentes santos com o nome de Julião.

Dia de São Julião
Dia de São Julião

Dia de São Julião nos próximos anos

09 de Janeiro de 2019 (Quarta)

09 de Janeiro de 2020 (Quinta)

09 de Janeiro de 2021 (Sábado)