O Dia de São Patrício, conhecido por St. Patrick's Day, celebra-se a 17 de março. Padroeiro da Irlanda, nesse dia realizam-se grandes festas e desfiles em homenagem ao santo.
É comum as pessoas vestirem-se de verde nas festas realizadas na Irlanda e ainda, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, países estes que receberam muitos imigrantes irlandeses.
Com forte teor religioso, a data lembra a chegada do Cristianismo no país, ao mesmo tempo que celebra os costumes e as tradições dos irlandeses.
História de São Patrício
Patrick ou Patricius nasceu em 387, possivelmente em Banwen, no País de Gales. Ainda jovem foi vendido como escravo, sendo levado para a Irlanda. Porém, anos mais tarde conseguir fugir e voltar à casa da família, depois de Deus lhe ter dito em sonhos para fugir e para rumar ao litoral onde um barco lhe esperava para regressar a casa.
No retorno, Patrício entrou para o mosteiro de Ésir, sob a orientação de São Germano. Em 432 terá recebido um chamamento para regressar à Irlanda, já como bispo e grande pregador, tendo convertido centenas de pessoas.
São Patrício utilizou um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos irlandeses, como um todo feito de três partes, razão pela qual o trevo passou a ser um símbolo das festividades do Dia de São Patrício.
A crença popular é que São Patrício foi o responsável pelo desaparecimento das cobras da Irlanda, sendo o santo representado por vezes a esmagar serpentes com o seu cajado. São Patrício faleceu a 17 de março de 461 em Down, Irlanda, após três décadas de evangelização, tornando-se no santo padroeiro da Irlanda.