Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Sebastião de Aparício

Próximo 25 de Fevereiro de 2019 (Segunda-feira)

O Dia de São Sebastião de Aparício é celebrado a 25 de fevereiro.

Sebastião de Aparício Prado nasceu a 20 de janeiro de 1502 em A Gudiña, Espanha, de pais pobres e lavradores. Teve uma infância difícil, onde superou uma doença grave e onde se dedicou a cuidar do rebanho dos pais e a orar nas igrejas e capelas.

Sem ir à escola, teve de aprender tudo por si, nos diversos trabalhos que realizou. Foi contratado como criado por uma senhora rica de Salamanca aos 15 anos, mas deixou o trabalho desagradado com tanta futilidade, desejando trabalhar no campo, perto do Criador. Trabalhou para dois colonos por 8 anos, enviando o que ganhava para os pais e para as irmãs, a quem forneceu o dote.

Após o falecimento dos pais e o casamento das irmãs, Sebastião de Aparício viajou para a América, já com 31 anos, desembarcando em Puebla, no México. Aqui colocou todo o seu saber em prática, abrindo vias de comunicação entre florestas, construindo estradas, transportando mercadorias; e praticou sempre o bem, ajudando os pobres, transportando gratuitamente pessoas e bens e libertando escravos, ganhando o respeito dos índios.

Para não corromper a vida espiritual, São Sebastião decidiu dedicar-se apenas à agricultura e à pecuária, fugindo a tentações como a luxúria. Casou-se por duas vezes, tendo feito votos de castidade com as suas esposas. Ambas faleceram.

Aos 71 anos renunciou a tudo e dedicou-se a realizar um sonho antigo: ser um irmão menor no convento da Cidade do México. São Sebastião conseguiu entrar na ordem dos franciscanos, como um irmão leigo, vivendo mais 27 anos em oração e humildade.

Faleceu aos 98 anos, a 25 de fevereiro de 1600. Foi canonizado em 1786 pelo papa Pio VI. Centenas de milagres se terão realizado pela sua intercessão.

Dia de São Sebastião de Aparício
Dia de São Sebastião de Aparício

Dia de São Sebastião de Aparício nos próximos anos

25 de Fevereiro de 2020 (Terça)

25 de Fevereiro de 2021 (Quinta)

25 de Fevereiro de 2022 (Sexta)