Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Europeu das Fundações e Doadores

Próximo 1 de Outubro de 2020 (Quinta-feira)

O Dia Europeu das Fundações e Doadores celebra-se a 1 de outubro.

Instituído em 2013 pela DAFNE (Donors and Foundations Network in Europe), o objetivo deste dia é promover as fundações junto das populações e sublinhar o seu papel na vida comunitária.

A data tem também o objetivo de mobilizar os cidadãos para o voluntariado e para a doação, assim como agradecer o contributo destes.

A Fundação Calouste Gulbenkian é a maior fundação portuguesa e também uma das maiores do mundo. Sua criação data de 1956, em virtude do testamento deixado pelo filantropo arménio Calouste Sarkis Gulbenkian que, entre os anos 1942 e 1955, viveu em Lisboa.

Um museu, uma orquestra e um coro, uma biblioteca, um instituto de investigação científica e um jardim são o património da Fundação que tem como missão beneficiar a sociedade com oportunidades artísticas, educativas, científicas e caritativas.

Estátua de Calouste Gulbenkian
Monumento em homenagem a Calouste Gulbenkian. Composição representa o homenageado em visita ao Egito, sentado num monumento ao deus Hórus

Atividades do Dia Europeu das Fundações e Doadores

Neste dia realizam-se atividades gratuitas, como visitas e palestras nas diversas fundações da Europa, para que se possa conhecer melhor o trabalho e o interior das fundações.

Estes eventos são organizados pela DAFNE e coordenados em Portugal pelo CPF - Centro Português de Fundações. Consulte as fundações portuguesas aderentes ao Dia Europeu das Fundações e Doadores no site do CPF.

Dia Europeu das Fundações e Doadores
Dia Europeu das Fundações e Doadores

Dia Europeu das Fundações e Doadores nos próximos anos

01 de Outubro de 2021 (Sexta)

01 de Outubro de 2022 (Sábado)

01 de Outubro de 2023 (Domingo)