Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional da Grenache

Próximo 15 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia Internacional da Grenache observa-se a 15 de setembro em 2017.

Este dia celebra-se anualmente na terceira sexta-feira de setembro. Foi criado pela Associação Grenache em 2010 no Simpósio Internacional Grenache com o objetivo de divulgar a grenache, que apesar de ser a segunda casta vinífera mais cultivada do mundo, ainda é pouco popular mundialmente. Como é misturada com outras variedades, e poucas vezes usada em versão varietal, sem o nome discriminado no rótulo das garrafas, a grenache ainda não é muito conhecida pelas massas.

Também conhecida como grenache, cannonau e garnatxa, a grenache é uma das uvas mais cultivadas e apreciadas no mundo. A uva grenache é oriunda de Espanha, mas a França, a Austrália, a Itália e os Estados Unidos também são grandes países produtores deste tipo de uva.

Sendo uma uva versátil, ela é utilizada para gerar vinhos rosés, brancos, tintos secos e doces. Pimenta, framboesas e ervas constituem os aromas e os sabores elementares da grenache. Os vinhos com esta uva acompanham muito bem os mais variados pratos devido ao seu corpo aveludado e às suas notas frutadas e condimentadas.

O Dia Internacional da Grenache é uma grande oportunidade para conhecer melhor os vinhos com esta uva, seja para provar pela primeira vez ou para descobrir novos vinhos. Neste dia organizam-se provas de vinhos selecionados com esta uva.

Os famosos Chateauneuf-du-Pape, Côte du Rhône e Banyuls, são exemplos de vinhos com uva grenache.

Dia Internacional da Grenache
Dia Internacional da Grenache

Dia Internacional da Grenache nos próximos anos

15 de Setembro de 2020 (Terça)

15 de Setembro de 2021 (Quarta)

15 de Setembro de 2022 (Quinta)