Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Internacional do Abutre

Próximo 7 de Setembro de 2019 (Sábado)

Dia Internacional do Abutre comemora-se a 7 de setembro em 2019.

A celebração do dia calha todos os anos no primeiro sábado de setembro.

A data tem como objetivos sublinhar a importância ecológica do abutre e chamar a atenção mundial para o perigo de extinção de determinadas espécies de abutres. Os envenenamentos, os abates ilegais, a colisão em linhas de alta tensão e a perda do habitat colocam esta espécie em perigo.

Os abutres são aves de rapina que vivem em grupo e que se alimentam de animais mortos. Ao contrário do que as pessoas pensam, eles têm um papel relevante no ambiente, impedindo a contaminação e o espalhar de doenças e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.

Abutres em Portugal

Em Portugal estas aves podem ser encontradas na região do Douro. O abutre mais comum em Portugal é o abutre Britango, o mais pequeno, conhecido também como Abutre-do-Egito. As outras duas espécies de abutres em Portugal são o Grifo e o Abutre-Negro.

Estes abutres estão em destaque neste dia mundial do abutre, nos jardins zoológicos da Maia, de Lisboa, de Lagos e de Lourosa, assim como no Parque Biológico de Gaia, que organizam atividades especiais relacionadas com estes animais.

Dia Internacional do Abutre
Dia Internacional do Abutre

Dia Internacional do Abutre nos próximos anos

05 de Setembro de 2020 (Sábado)

04 de Setembro de 2021 (Sábado)

03 de Setembro de 2022 (Sábado)