Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Madre Teresa de Calcutá

Próximo 5 de Setembro de 2019 (Quinta-feira)

O Dia de Madre Teresa de Calcutá festeja-se anualmente a 5 de setembro.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica de origem albanesa que recebeu o Prémio Nobel da Paz e que dedicou a sua vida aos pobres.

Biografia de Madre Teresa de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopje, na atual Macedónia, a 26 de agosto de 1910.

Enquanto pequena, foi solista do coro da igreja, e aos 18 anos fez votos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda. Partiu para Darjeeling, na Índia, em 1931, para dar aulas numa escola das irmãs de Loreto.

Na Índia fez os votos de pobreza, obediência e castidade, recebendo o nome de Teresa. De Darjeeling foi para Calcutá, onde ensinou História e Geografia no Colégio de Santa Maria, onde mais tarde seria nomeada diretora.

Em 1946, durante uma viagem de comboio, Madre Teresa sentiu uma voz interior que a encorajou a viver entre os pobres. Com a autorização do Papa Pio XII, Teresa foi viver sozinha, em 1948, no meio dos mais pobres em Calcutá. Foi neste mesmo ano que conseguiu a nacionalidade indiana. Ajudou aos doentes, pobres e famintos, ganhando adeptas para a sua causa nas suas antigas alunas.

Em 1950 criou uma congregação de religiosas e em 1952 fundou o “Lar dos Moribundos", em Kalighat. Fundou várias casas religiosas por toda a Índia e pelo mundo, tendo recebido uma casa para os pobres chamada “Dom de Maria”, pela mão do Papa João Paulo II.

Em 1979, Madre Teresa de Calcutá recebe o prémio Nobel da Paz, pelos trabalhos prestados à humanidade.

A 5 de setembro de 1997, Madre Teresa sofre um ataque cardíaco e falece com 87 anos. O Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa de Calcutá, a padroeira dos pobres e incapacitados, em 2003.

Frases de Madre Teresa de Calcutá

  • "Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz".
  • "É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado".
  • "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
  • "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos é uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
  • "Quando descanso? Descanso no amor."
  • "Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."
  • "A falta de amor é a maior de todas as pobrezas."
Dia de Madre Teresa de Calcutá
Dia de Madre Teresa de Calcutá

Dia de Madre Teresa de Calcutá nos próximos anos

05 de Setembro de 2020 (Sábado)

05 de Setembro de 2021 (Domingo)

05 de Setembro de 2022 (Segunda)