Dia Mundial da Asma

Próximo 2 de Maio de 2023 (Terça-feira)

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio.

Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Neste dia são realizadas campanhas informativas sobre a doença e é lançado um relatório anual com dados sobre a asma no site da GINA.

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.

Sintomas de asma mais comuns

  • Falta de ar e cansaço
  • Pieira e tosse
  • Dores ou pressão no peito

Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.

Asma em Portugal

Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.

Dia Mundial da Asma
Dia Mundial da Asma

Dia Mundial da Asma 2023

Data: 07 de Maio de 2024 (Terça)

Data: 06 de Maio de 2025 (Terça)

Data: 05 de Maio de 2026 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: