Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Nacional do Doente Coronário

Próximo 14 de Fevereiro de 2017 (Terça-feira)

O Dia do Doente Coronário celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro.

A data foi institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e comemora-se por todo o espaço da Comunidade Europeia.

Naquele que é também o Dia dos Namorados, aproveita-se para chamar a atenção da população para problemas que atacam o coração, como o tabagismo ativo e passivo, a má alimentação e a falta de exercício físico.

Neste dia realizam-se rastreios cardiovasculares gratuitos, caminhadas, workshops, bailes, encontros, sessões informativas, degustações de comida saudável, torneios desportivos, entre outras iniciativas.

Doença coronária

A doença coronária caracteriza-se pelo desenvolvimento de placas ateroscleróticas no interior das artérias coronárias. Com a concentração de gorduras nas paredes das artérias, a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos do coração são colocadas em causa.

Doente coronário é aquele que sofre de insuficiência cardíaca crónica. Ele pode ser alguém que já teve um enfarte do miocárdio ou que apresenta queixas de dores no peito ligadas ao esforço.

Em Portugal a doença coronária aguda afeta 10 mil pessoas por ano, sendo que as doenças cardiovasculares se apresentam como a principal causa de morte na nação (42% dos óbitos).

Dia Nacional do Doente Coronário
Dia Nacional do Doente Coronário

Dia Nacional do Doente Coronário nos próximos anos

14 de Fevereiro de 2018 (Quarta)

14 de Fevereiro de 2019 (Quinta)

14 de Fevereiro de 2020 (Sexta)