Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Nacional do Pijama

Próximo 20 de Novembro de 2017 (Segunda-feira)

O Dia Nacional do Pijama celebra-se tradicionalmente a 20 de novembro.

Somente quando a data calha ao fim de semana é que é escolhido outro dia (um dia útil) para a sua celebração.

Objetivos da data

Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas. O dia do pijama deseja promover o direito de todas as crianças a terem uma família.

O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desprivilegiadas e aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal, de forma a que as crianças que estão separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.

Celebração da data

O Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.

Como forma de comemorar a data, várias crianças até aos 6 anos vão vestidas com o pijama para os infantários e para as creches, que decidem aderir a esta data. Nestes locais as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem a casa. Tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar, é uma obrigação deste dia.

Em 2015 e em 2016, esta iniciativa da Mundos de Vida foi alargada até às crianças de 10 anos (1º ciclo) e a todos os países onde há portugueses.

Dia Nacional do Pijama
Dia Nacional do Pijama

Dia Nacional do Pijama nos próximos anos

20 de Novembro de 2018 (Terça)

20 de Novembro de 2019 (Quarta)

20 de Novembro de 2020 (Sexta)