Domingo de Ramos

Próximo 2 de Abril de 2023 (Domingo)

O Domingo de Ramos é uma festa móvel que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.

Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

Significado do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.

Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus.

Jesus era um rei humilde, que entrou na cidade montado em um jumentinho. Além da humildade, o jumento representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra.

Tradições do Domingo de Ramos

Jesus num jumento

Para lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.

Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.

Procissão do Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal.

À semelhança do dia em que Jesus foi aclamado pelas pessoas que traziam ramos consigo, nesta data, as pessoas acompanham a procissão com ramos.

Durante a cerimónia do Domingo de Ramos esses ramos são benzidos. Por isso, há pessoas que escolhem levar um ramo de uma planta de chá, que possam consumidor posteriormente.

Leia também sobre a Páscoa.

Domingo de Ramos
Domingo de Ramos

Domingo de Ramos nos próximos anos

24 de Março de 2024 (Domingo)

13 de Abril de 2025 (Domingo)

29 de Março de 2026 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: