Calendário 2019 Feriados 2019

Quaresma

Próximo 6 de Março de 2019 (Quarta-feira)

No ano de 2019 a Quaresma começa no dia 06 de março de 2019.

O que é a Quaresma?

A Quaresma religiosa é um período de quarenta dias de conversão e de preparação para a festa de Páscoa, a grande celebração da ressurreição de Cristo.

A tradição da Quaresma observa-se desde o século IV. A palavra Quaresma advém da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia).

À imagem de Cristo, que passou 40 dias no deserto e que sofreu martírios até ao dia da crucificação, os cristãos fazem uma pequena penitência durante 40 dias.

Tempo da Quaresma

Quaresma

O tempo da Quaresma é um tempo de penitência, oração e conversão.

É tradição que durante os quarenta dias que antecedem a Crucificação de Cristo, os cristãos se preparam espiritualmente para a Páscoa, orando e refletindo, assim como fisicamente, fazendo jejum, evitando comer carne às sextas-feiras.

A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende seis domingos (que não são contabilizados, visto não serem dias de penitência) e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.

Leia mais sobre a Páscoa.

Quando termina a Quaresma?

Em 2019 a Quaresma acaba a 18 de abril, na Quinta-Feira Santa, antes da missa vespertina do Senhor. É sempre nesta Quinta-Feira Santa que termina a Quaresma.

Quaresma de São Miguel

Também se celebra a Quaresma de São Miguel, entre agosto e setembro, terminado no Dia do Arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael). Esta tradição foi criada por São Francisco de Assis, em 1224.

Quaresma