Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Balconista

Próximo 30 de Outubro de 2020 (Sexta-feira)

O Dia do Balconista é comemorado anualmente em 30 de Outubro, no Brasil.

A data homenageia os profissionais responsáveis pelo atendimento de uma empresa ou estabelecimento. É através dos balconistas ou atendentes que os clientes se comunicam inicialmente com a loja, sendo considerados a "cara" da marca, empresa ou estabelecimento.

O balconista, além de saber informar corretamente e prontamente os clientes sobre todos os produtos e serviços da empresa para qual trabalha, deve ser sempre simpático e atencioso com as pessoas que atende.

São os responsáveis pelo processo final de uma compra, fazendo o controle do caixa.

balconista

Origem do Dia do Balconista

A origem do Dia do Balconista está intrinsecamente relacionada com a luta dos comerciários no começo do século XX pela conquista dos direitos trabalhistas.

As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

Até que os comerciantes começaram a reivindicar seus direito e no dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciantes marchando em direção ao Palácio do Governo. A manifestação ficou conhecida como "Passeata dos 5 mil".

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas. Na sequência, foi assinado o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1902, que determinava a jornada de trabalho de 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

O decreto foi assinado no dia 30 de outubro de 1932 e em 2013 a data foi reconhecida como o Dia Oficial do Comerciário e, consequentemente, Dia do Balconista.

Dia do Balconista
Dia do Balconista

Dia do Balconista nos próximos anos

30 de Outubro de 2021 (Sábado)

30 de Outubro de 2022 (Domingo)

30 de Outubro de 2023 (Segunda)