O mês de outubro traz oportunidades de desenvolver atividades muito interessantes na escola. Música, leitura, inovação, alimentação e saúde são apenas alguns dos temas contemplados nas comemorações de outubro.

Datas para comemorar na escola em outubro:

  • Dia Internacional da Música, 01/10
  • Dia das Abelhas, 03/10
  • Dia das Crianças, 12/10 
  • Dia do Professor, 15/10 
  • Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15/10
  • Dia Nacional da Inovação, 19/10
  • Dia Nacional da Saúde Bucal, 25/10
  • Dia Nacional do Livro, 29/10
  • Dia das Bruxas, 31/10
  • Dia do Saci, 31/10

Dia Internacional da Música, 1 de outubro

O Dia Internacional da Música é celebrado desde 1975 graças à Internacional Music Council, que é a maior instituição de música no mundo, e que foi fundada pela UNESCO em 1949.

A data celebra o valor da música na vida das pessoas. A música tem muitos benefícios para a saúde e, por isso, vem sendo utilizada em tratamentos variados, como redução de stress, estímulo da memória e da atividade física. 

Sugestão de atividade para o Dia Internacional da Música

Apresente instrumentos musicais variados aos alunos. Se possível, leve alguns instrumentos para a escola e mostre imagens de outros.

Se souber, toque alguns instrumentos, ou peça a outro colega que saiba. Recorra também a vídeos de pessoas tocando instrumentos. A ideia é que os alunos aprendam a identificar os instrumentos visual e sonoramente.

Depois dessa apresentação, selecione algumas músicas e peça que os alunos identifiquem os instrumentos utilizados nelas.

Dia das Abelhas, 3 de outubro

O Dia Nacional das Abelhas celebra a grande importância desses insetos. Isso porque, através da polinização, as abelhas garantem parte da conservação da biodiversidade e da produção de alimentos.

O trabalho das abelhas faz com que elas sejam essenciais para a vida do planeta.

Dia das Crianças, 12 de outubro

O Dia das Crianças é o dia dedicado a pensar se as crianças e os adolescentes têm o que precisam para se desenvolver.

Mais do que presentes, eles precisam de garantias de que os seus direitos sejam cumpridos: educação, saúde, lazer, amor, segurança.

Sugestão de atividade para o Dia das Crianças 

Propicie um dia divertido às crianças. 

Esta é uma ocasião para os professores promoverem jogos tradicionais na escola. Algumas sugestões: corrida do saco, dança das cadeiras, quente ou frio, dança da corda, cabo de guerra, pega-pega, corrida do ovo na colher.

Mesmo que esteja chovendo, ou que não haja muito espaço, há muitas brincadeiras que podem ser feitas mesmo na sala de aula: stop, forca, telefone sem fio, batata quente, jogo da velha, detetive.

Dia do Professor, 15 de outubro

O Dia do Professor é uma comemoração dedicada ao enobrecimento desse profissional, que desempenha um papel muito importante na vida de todos nós, mas que nem sempre é valorizado. 

O dia 15 de outubro recorda a data em que Dom Pedro I decretou a criação do Ensino Elementar no Brasil no ano de 1827.

Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15 de outubro

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é uma data que reforça a importância para a nossa saúde do simples ato de lavarmos as mãos, pois várias doenças podem ser transmitidas através delas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos é capaz de reduzir 40% de hipóteses de contrairmos certas doenças.

Sugestão de atividade para o Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Envolva a escola num projeto interdisciplinar.

O professor de ciências explica porquê lavar as mãos pode ajudar na prevenção de doenças, como gripe, conjuntivite e doenças gastrointestinais.

O professor de história fala sobre surtos de doenças que mataram milhares de pessoas ao longo de anos, e que uma das formas de evitar o seu contágio era a lavagem das mãos. Alguns deles foram a cólera (surto entre 1817-1824), a gripe espanhola (surto entre 1918-1920) e a gripe suína (surto entre 2009-2010).

O professor de português elabora com os seus alunos mensagens de conscientização sobre a importância da lavagem das mãos. Essas mensagens serão usadas em cartazes que devem ser expostos na escola.

O professor de inglês também elabora mensagens de conscientização com os seus alunos. Podem ser mensagens novas ou traduções das mensagens elaboradas nas aulas de português.

O professor de artes e seus alunos decoram os cartazes feitos nas aulas de português e inglês com diferentes formas de expressão artística, como desenho, pintura, colagem, fotografia e dobradura.

O professor de geografia trabalha estatísticas com os alunos, utilizando exemplos no contexto das doenças, por exemplo, da Covid-19: quais os países do mundo e quais as cidades brasileiras com o maior número de casos, de mortes e de recuperados.

O professor de matemática utiliza os dados utilizados pelo professor de geografia para ensinar, ou recordar, o estudo das porcentagens.

O professor de educação física promove um jogo.

O jogo consiste em: dividir os alunos em duas equipes, que se posicionam em filas. Na largada, um elemento de cada equipe mergulha as mãos em uma mistura de água e farinha e corre até o outro lado, onde cada um tem uma bacia com água limpa.

Depois de lavar as mãos, os alunos voltam para o ponto da largada e o outro faz o mesmo, sucessivamente. Ganha a equipe que terminar primeiro o percurso feito por todos os alunos. No entanto, o professor deverá verificar se as mãos estão bem lavadas para confirmar a vitória da equipe.

Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro

O Dia Nacional da Inovação é comemorado desde 2010 e recorda a data em que Santos Dumont conseguiu dar a volta à Torre Eiffel, vencendo o Prêmio Deutsch. Essa competição realizou-se em 1901 e contou com a participação de outros inventores.

A data visa promover a inovação como instrumento para melhorar a qualidade de vida do Brasil.

Dia Nacional da Saúde Bucal, 25 de outubro

O Dia Nacional da Saúde Bucal propicia a oportunidade de refletirmos sobre a importância dos cuidados com a nossa boca, a fim de evitarmos cáries e gengivites ou doenças graves. 

No mesmo dia também se comemora o Dia do Dentista, homenageando os profissionais responsáveis pela saúde dos nossos dentes.

Dia Nacional do Livro, 29 de outubro

O Dia Nacional do Livro comemora a fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, e celebra a importância dos livros nas nossas vidas, na aprendizagem ou no lazer.

A data serve de incentivo à leitura, que oferece uma série de benefícios aos leitores, como estímulos ao cérebro e fluidez na escrita.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional do Livro

Ao longo da semana, o professor apresenta livros de autores brasileiros, falando um pouco sobre as obras e quem as escreveu.

O professor pode selecionar vários tipos de livros, por exemplo: os livros brasileiros mais lidos no mundo, os que viraram filme, os clássicos e os contemporâneos mais conhecidos.

No último dia, o professor apresenta aos alunos o seu livro preferido e pede que eles estejam à vontade para partilhar as suas preferências com os colegas da sala.

Dia das Bruxas, 31 de outubro

O Dia das Bruxas é uma data festiva em que crianças e adultos colocam fantasias assustadoras e se divertem. Apesar de ser tradicional nos Estados Unidos, na Irlanda e no Canadá, a data se popularizou no Brasil.

A comemoração tem origem com o povo celta, que nessa época fazia uma festa para agradecer a fartura das colheitas.

Dia do Saci, 31 de outubro

O Dia do Saci surgiu como forma de promover o folclore brasileiro. A escolha da data é, de propósito, o mesmo da comemoração do Dia das Bruxas, e tem como objetivo valorizar as nossas tradições.

Sugestão de atividade para o Dia do Saci

Conte aos alunos histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, em que o Saci é um dos personagens.

Se possível, assistam juntos a algum episódio da série em que o Saci esteja presente. 

Aproveite a data e conversem sobre a importância de valorizar o folclore brasileiro e quais as manifestações culturais e tradicionais eles conhecem.

Leia também: Datas comemorativas escolares e Datas comemorativas escolares de novembro.