Lua nova é a fase em que a Lua está posicionada em uma região da sua órbita que se localiza entre o Sol e a Terra, por isso, de acordo com a Astronomia, nessa fase a Lua está em conjunção com ambos.

A Lua continua recebendo a luz do Sol, mas a sua face iluminada não pode ser vista da Terra, já que o Sol está do lado oposto e, por isso, dificilmente podemos observar o nosso satélite natural a olho nu.

No Brasil e no restante do Hemisfério Sul, a Lua nova nasce juntamente com o Sol, em torno das 6h, e se põe ao mesmo tempo por volta das 18h.

lua nova

A lua nova é utilizada por algumas civilizações para marcar o início dos seus calendários, como o calendário lunar, utilizado pelos muçulmanos, e o calendário lunissolar, utilizado pelos povos judeus, hindus, budistas e chineses.

O período sinódico, mês sinódico ou lunação corresponde ao tempo entre duas fases consecutivas iguais, ou seja, o tempo que leva para ocorrer duas luas novas é de aproximadamente 29,53 dias.

Após a lua nova, os dias vão passando e a Lua se posiciona mais a Leste do Sol e a face iluminada começa a ser observada no planeta, pois inicia a fase de quarto crescente, que corresponde a 50% da face iluminada da Lua vista da Terra.

Saiba aqui em qual Lua estamos: Lua hoje.

Lua nova em 2023

Veja quais os dias em que ocorrerá a Lua nova no ano de 2023:

  • 21 de janeiro
  • 20 de fevereiro
  • 21 de março
  • 20 de abril
  • 19 de maio
  • 18 de junho
  • 17 de julho
  • 16 de agosto
  • 14 de setembro
  • 14 de outubro
  • 13 de novembro
  • 12 de dezembro

Confira todas as fases da Lua no Calendário Lunar 2023.

Influência da Lua nova

Além de ser o satélite natural da Terra, a Lua é o astro mais próximo do planeta e, por isso, pode influenciar alguns fenômenos. A Lua é fundamental para estabilizar o eixo da Terra; sem ela poderiam ocorrer oscilações que impossibilitasse a existência de vida.

O movimento das marés é produzido pelo Sol e pela Lua. O alinhamento existente entre o Sol, a Lua e a Terra durante a lua nova faz com que apareçam marés mais altas do que o normal. 

Segundo as crenças populares, a lua nova também pode influenciar a vida humana em vários aspectos. Confira alguns deles a seguir.

  • Plantações: favorece plantações de verduras folhosas e raízes alimentícias.
  • Cabelo: fortalece as raízes dos fios, favorecendo a renovação capilar.
  • Emoções: a tendência é que as pessoas se tornem mais recolhidas e reservadas.
  • Parto: fase favorável para partos rápidos e descomplicados.

As fases da Lua

As fases da Lua são: nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante. Essas fases são observadas simultaneamente no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

fases da Lua

A forma como a Lua se apresenta no céu varia de acordo com a movimentação de sua órbita. Durante o mês, a Lua apresenta uma sequência de fases que se iniciam com o astro escuro, o qual vai se tornando iluminado, até apresentar-se completamente.

Desde a Antiguidade, Aristóteles (384 - 322 a.C.) explicou o fenômeno afirmando que a Lua não era um corpo luminoso, mas sim que recebia a luz do Sol e, por isso, apresentava fases de acordo com a iluminação incidente. Entretanto, acredita-se que mesmo antes, o filósofo grego Anaxágoras (≈ 430 a.C.) já teria registrado a sua causa.

O mês sideral ou período sideral é o tempo que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra em sua trajetória elíptica, que corresponde a aproximadamente 27,32 dias. Além desse movimento, a Lua também rotaciona no mesmo sentido de sua órbita. 

Fases da Lua x eclipses lunares

As fases da Lua e os eclipses lunares ocorrem por diferentes causas.

Enquanto que as fases da Lua ocorrem pela diferença de iluminação recebida do Sol, os eclipses lunares ocorrem quando esse astro entra na sombra da Terra, pois está posicionada do lado oposto ao Sol.

Curiosidades sobre a Lua

A primeira vez que o satélite natural da Terra foi visitado ocorreu no ano de 1959 pela sonda Soviética Luna 2.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. O fato ocorreu em 20 de julho de 1969 na missão Apollo 11.

Selenografia é uma área que se concentra em estudar a superfície da Lua.