Lua nova é a fase da Lua em que não vemos a face que está iluminada.
A Lua continua recebendo a luz do Sol, mas a sua face iluminada não pode ser vista da Terra. Isso acontece, porque o Sol está do lado oposto e é muito difícil observar a Lua a olho nu.
A lua nova está posicionada em uma região da sua órbita que se localiza entre o Sol e a Terra, por isso, de acordo com a Astronomia, nessa fase a Lua está em conjunção com ambos.
No Brasil e no restante Hemisfério Sul, a Lua nova nasce juntamente com o Sol, em torno das 6h, e se põe ao mesmo tempo, por volta das 18h.
A lua nova é utilizada por algumas civilizações para marcar o primeiro dia dos seus calendários. O Ano-Novo Chinês, por exemplo, começa no primeiro dia em que a lua está na fase nova.
O tempo que leva para ocorrer duas luas novas é de aproximadamente 29,53 dias. O período entre duas fases iguais é chamado de período sinódico ou lunação.
Datas das luas novas em 2024
- janeiro: dia 11 às 8h58
- fevereiro: dia 9 às 20h
- março: dia 10 às 6h02
- abril: dia 8 às 15h23
- maio: dia 8 à 0h24
- junho: dia 6 às 9h40
- julho: dia 5 às 19h59
- agosto: dia 4 às 8h14
- setembro: dia 2 às 22h56
- outubro: dia 2 às 15h50
- novembro: dia 1 às 9h48
- dezembro: dia 1º às 3h22 e dia 30 às 19h27
Influência da lua nova
A Lua é fundamental para estabilizar o eixo da Terra; sem ela poderiam ocorrer oscilações que impossibilitariam a existência de vida.
Além de ser o satélite natural da Terra, a Lua é o astro mais próximo do planeta e, por isso, pode influenciar alguns fenômenos.
O movimento das marés é produzido pelo Sol e pela Lua. O alinhamento existente entre o Sol, a Lua e a Terra durante a lua nova faz com que apareçam marés mais altas do que o normal.
Embora sem comprovação científica, há quem acredite que a lua nova também pode influenciar a vida humana em vários aspectos, tais como:
- nas plantações, favorece plantações de verduras folhosas e raízes alimentícias;
- no cabelo, fortalece as raízes dos fios, favorecendo a renovação capilar;
- nas emoções, as pessoas se tornam mais recolhidas e reservadas.
- no parto, é favorável para partos rápidos e descomplicados.
As fases da Lua
As fases da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante. Essas fases são observadas simultaneamente no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
A forma como a Lua se apresenta no céu varia conforme a movimentação de sua órbita. Durante o mês, a Lua apresenta uma sequência de fases que se iniciam com o astro escuro.
Depois da lua nova, os dias vão passando e a Lua se posiciona mais a Leste do Sol. Assim, a face iluminada começa a ser vista da Terra, pois começa a fase da lua crescente e, logo depois, o quarto crescente, que corresponde a 50% da face iluminada da Lua vista da Terra.
Desde a Antiguidade, Aristóteles (384 - 322 a.C.) explicou o fenômeno afirmando que a Lua não era um corpo luminoso, mas sim que recebia a luz do Sol e, por isso, apresentava fases conforme a iluminação incidente. Entretanto, acredita-se que mesmo antes, o filósofo grego Anaxágoras (≈ 430 a.C.) já teria registrado a sua causa.
O mês sideral ou período sideral é o tempo que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra em sua trajetória elíptica, que corresponde a aproximadamente 27,32 dias. Além desse movimento, a Lua também rotaciona no mesmo sentido de sua órbita.
Fases da Lua e eclipses lunares
As fases da Lua e os eclipses lunares ocorrem por diferentes causas.
Enquanto as fases da Lua ocorrem pela diferença de iluminação recebida do Sol, os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra, pois está posicionada do lado oposto ao Sol.
Veja também: