No mês de outubro, temos 1 feriado nacional, dia 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida). Além desse, alguns estados brasileiros têm outros feriados. São eles:

  • 3 de outubro (quinta-feira): Mártires de Cunhaú e Uruaçu (feriado no Rio Grande do Norte)
  • 5 de outubro (sábado): Elevação do antigo Território Federal do Rio Branco a Estado de Roraima (feriado em Roraima)
  • 5 de outubro (sábado): Criação de Tocantins (feriado em Tocantins)
  • 11 de outubro (sexta-feira): Criação do Estado do Mato Grosso do Sul (feriado no Mato Grosso do Sul)
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 16 de outubro (quarta-feira)): Dia do Comércio (feriado no Rio de Janeiro)
  • 19 de outubro (sábado): Dia do Piauí (feriado no Piauí)

3 de outubro: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (feriado no Rio Grande do Norte)

O dia 3 de outubro foi declarado feriado estadual no Rio Grande do Norte em homenagem à memória dos cristãos que morreram em dois massacres em 1645. Esses massacres ocorreram durante o movimento de expulsão dos holandeses do território brasileiro.

Entre os cristãos mortos nesses massacres estavam o padre André de Soveral, o padre Ambrósio Francisco Ferro e mais 28 leigos; todos eles foram beatificados no ano 2000 pelo papa João Paulo II.

O primeiro massacre aconteceu no município de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, enquanto a missa era celebrada pelo padre André de Soveral. 

O segundo massacre aconteceu no município de Uruaçú, em 3 de outubro de 1645, quando um grupo de refugiados foi cercado e as pessoas foram cruelmente massacradas a mando dos holandeses. O grupo era liderado pelo padre Ambrósio Ferro.

5 de outubro: Elevação do antigo Território Federal do Rio Branco a Estado de Roraima (feriado em Roraima)

O dia 5 de outubro recorda a data em que o antigo Território Federal do Rio Branco passou a ser o estado de Roraima, o que aconteceu no ano de 1988.

O Território Federal do Rio Branco havia sido criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1962 o nome do território mudou para Território Federal de Roraima, porque Rio Branco já era o nome da capital do Acre e causava alguma confusão na população.

Em 1988, o Território Federal de Roraima foi transformado em Território Federal no Estado de Roraima e passou a ter o seu próprio governador.

5 de outubro: Criação de Tocantins (feriado em Tocantins)

No dia 5 de outubro é feriado em Tocantins porque se comemora a criação desse estado, que é o mais novo do Brasil. Tocantis foi criado em 1988.

O marco inicial para a criação do estado de Tocantins foi a divisão, em 1809, da capitania de Goiás em duas comarcas, a Comarca do Sul e a Comarca do Norte.

O estado de Tocantis foi criado pela Constituição de 1988 pelo desmembramento do norte do estado de Goiás.

Os primeiros representantes tocantinenses foram eleitos em 15 de novembro de 1988, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Na sequência, o nome das cidades que eram identificadas com "do Norte" receberam "do Tocantins" no seu nome, por exemplo, Miracema do Norte passou a ser Miracema do Tocantins.

11 de outubro: Criação do Estado do Mato Grosso do Sul (feriado no Mato Grosso do Sul)

No dia 11 de outubro é feriado no Mato Grosso do Sul, porque recorda a data da criação desse estado.

O Mato Grosso do Sul fazia parte do território do Mato Grosso. Um dos motivos dessa divisão foi a sua dimensão territorial. Inicialmente, o novo estado seria chamado de Campo Grande, mas depois foi decidido que seria Mato Grosso do Sul e a sua capital Campo Grande.

Apesar de ter sido criado em 1977 pelo então presidente Ernesto Geisel, o Mato Grosso do Sul se tornou oficialmente um estado em 1979.

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

No dia 12 de outubro comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, proclamada padroeira do Brasil, por decreto do Papa Pio, em 1930. Desde 1980 o dia 12 de outubro é feriado no Brasil.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida recorda a aparição da sua imagem a um grupo de pescadores que estavam tentando pescar, sem sucesso, até que um deles pescou o corpo da imagem, depois a cabeça e, de seguida, os pescadores começaram a puxar as redes repletas de peixes.

Apesar de os relatos não mencionarem o dia exato dessa aparição, o dia 12 de outubro foi escolhido porque comemorava outras datas importantes. No dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegou às Américas, enquanto no dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil.

16 de outubro (3ª segunda-feira de outubro): Dia do Comércio (feriado no Rio de Janeiro)

O Dia do Comércio é um feriado do estado do Rio de Janeiro para quem trabalha no setor. No Rio, a data é comemorada na 3ª segunda-feira de outubro. 

Como é um feriado específico do comércio, as pessoas precisam estar atentas ao que abre e ao que fecha nesse dia ou, eventualmente, a mudanças nos horários de funcionamento das lojas.

Há outras cidades, como Recife, onde a 3ª segunda-feira de outubro também é feriado. Na maior parte do Brasil o Dia do Comércio, ou Dia do Comerciário, é celebrado anualmente em 30 de outubro.

19 de outubro: Dia do Piauí (feriado no Piauí)

No dia 19 de outubro é feriado no Piauí, porque se comemora a data, no ano de 1822, em que o estado do Maranhão reconheceu a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro do mesmo ano.

Logo após a Independência, Piauí continuava sob o poder de Portugal. Para salvaguardar que mantinham o seu poder, tropas portuguesas foram enviadas para o Piauí, mas foram derrotadas pelos piauienses num confronto conhecido como a Batalha de Jenipapo. Essa batalha ocorreu no dia 13 de março de 1823.

Leia também: