Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Apresentação do Senhor

Próximo 2 de Fevereiro de 2019 (Sábado)

A Apresentação do Senhor no Templo celebra-se a 2 de fevereiro.

Esta festividade religiosa recorda o momento em que Maria e José levam o Menino Jesus ao Templo, entregando-o ao seu Pai e ao seu povo, e celebra o início do mistério salvífico, uma vez que a Apresentação de Jesus no Templo marca o começo do mistério do sofrimento redentor do Senhor, que culminará décadas mais tarde no Calvário. Com este sacrifício realizado pela sua família, Jesus é introduzido no seu povo e assume a sua humanidade.

Esta festa remonta ao século IV em Jerusalém. Era celebrada com o nome de festa do encontro (Hypapante, em grego), quarenta dias da festa da epifania, a 14 de fevereiro. No século VI, a festa alargou-se até à Constantinopla e, no século VII, chegou a Roma e ao Ocidente.

Em Roma, a festa compreendia uma procissão até à Basílica de S. Maria Maior. Já no século X, começaram-se a benzer velas para usar na procissão, um gesto que sobreviveu até aos dias de hoje. Esta festa tinha o nome de Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria mas com a revisão do calendário romano, em 1969, o nome da festa foi mudado para “A Apresentação do Senhor”.

Apresentação do Senhor
Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor nos próximos anos

02 de Fevereiro de 2020 (Domingo)

02 de Fevereiro de 2021 (Terça)

02 de Fevereiro de 2022 (Quarta)