Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Apresentação de Maria

Próximo 21 de Novembro de 2019 (Quinta-feira)

O Dia da Apresentação de Maria comemora-se todos os anos a 21 de novembro.

Esta dia é conhecido como a Apresentação da Virgem Maria (no Ocidente) e como a Entrada da Mais Sagrada Theotokos no Templo (no Oriente).

Nele se recorda a apresentação da Virgem Nossa Senhora aos 3 anos de idade no templo de Jerusalém pelos seus pais Joaquim e Ana. Esta apresentação é descrita unicamente nos evangelhos apócrifos (Proto-Evangelho de Tiago).

Segundo as escrituras, os pais de Maria teriam deixado a filha que lhes tinha sido prometida pelos anjos no templo em tenra idade para a criança dedicar a sua vida a Deus (Theotokos é a referência à preparação de Maria para ser a mãe de Deus). A criança teria subido 15 degraus sozinha para chegar ao templo e sido alimentada pelos anjos, permanecendo no templo por 12 anos.

O Dia da Apresentação da Nossa Senhora Virgem Maria começou a ser celebrado na Constantinopla, sendo uma festa litúrgica comemorada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa (onde as mulheres chamadas de Maria também festejam o seu nome e onde se batizam as crianças com este nome).

Dia da Apresentação de Maria
Dia da Apresentação de Maria

Dia da Apresentação de Maria nos próximos anos

21 de Novembro de 2020 (Sábado)

21 de Novembro de 2021 (Domingo)

21 de Novembro de 2022 (Segunda)