Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Próximo 2 de Abril de 2020 (Quinta-feira)

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O que fazer nesse dia?

Com o objetivo de informar a população e ajudar a derrubar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.

Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.

Também realizam-se seminários, entregam-se pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo, assim como veste-se uma peça de roupa azul, ou acende-se uma vela desta cor, entre outras atividades.

Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e sessões informativas para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O que é o autismo?

O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Este transtorno apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial.

Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.

Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo.

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo nos próximos anos

02 de Abril de 2021 (Sexta)

02 de Abril de 2022 (Sábado)

02 de Abril de 2023 (Domingo)