Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Natividade de Nossa Senhora

Próximo 8 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de Natividade de Nossa Senhora comemora-se a 8 de setembro.

O nascimento da Virgem Maria celebra-se nove meses após a festa da Imaculada Conceição de 8 de dezembro. Ao contrário da Imaculada Conceição, o Dia de Natividade de Nossa Senhora não é um feriado nacional.

A Natividade de Maria festeja o nascimento da Mãe de Deus, a aproximação da chegada de Cristo e da salvação do mundo. A homilia deste dia refere: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado."

Nossa Senhora da Natividade

Filha de Santa Ana e de São Joaquim, um casal idoso e estéril, Maria foi concebida sem pecado original para trazer ao mundo o Criador em forma humana e gloriosa.

Acredita-se que a Virgem Maria nasceu em Jerusalém, perto do tanque de Betesda, onde se encontra atualmente uma cripta sob a basílica de Santa Ana. Terá sido neste local que Nossa Senhora nasceu, a 8 de setembro de 20 a.C., um sábado.

A criança recebeu o nome de Miriam ("Senhora da Luz") em hebraico, um nome que no latim passou para Maria. Aos três anos a criança foi oferecida pelos pais ao Templo de Jerusalém, onde permaneceu até aos doze anos.

A festa da Natividade de Nossa Senhora teve origem no Oriente, no século V, chegando ao Ocidente por mão do Papa Sérgio no século VII. A festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria foi inserida no calendário tridentino em 8 de setembro, permanecendo até hoje nessa data.

Dia de Natividade de Nossa Senhora
Dia de Natividade de Nossa Senhora

Dia de Natividade de Nossa Senhora nos próximos anos

08 de Setembro de 2020 (Terça)

08 de Setembro de 2021 (Quarta)

08 de Setembro de 2022 (Quinta)