Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Nossa Senhora da Penha

Próximo 8 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de Nossa Senhora da Penha festeja-se a 8 de setembro.

Nossa Senhora da Penha de França, ou simplesmente Nossa Senhora da Penha, é um dos nomes dados a Santa Maria, mãe de Jesus.

Lenda de Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora terá aparecido a um monge francês chamado Simão. Este monge sonhou que uma resplandecente imagem de Nossa Senhora estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso e a chamar por ele. Em resultado das guerras entre cristãos e muçulmanos, os cristãos enterravam as suas imagens religiosas para as poupar da destruição.

Simão procurou então a serra afincadamente, durante cinco anos, mas sem sucesso, até que um dia lhe informaram que a serra que ele descrevia se encontrava em Espanha, num local onde o rei Carlos Magno terá lutado contra os mouros. Dirigindo-se à serra chamada Penha de França, Simão andou durante três dias e três noite sem interrupção à procura da imagem, porque ele ouvia uma voz que lhe dizia “Simão, vela e não durma!”. Por esta razão ele ficou conhecido como Simão Vela.

Cansado de tanto andar e escalar, Simão parou para descansar, e foi aí que encontrou uma formosa senhora sentada ao pé dele com o filho ao colo. Esta senhora, que seria Nossa Senhora, disse-lhe onde estava o que ele procurava. Simão Vela com a ajuda de pastores locais conseguiu então encontrar a imagem que tanto procurava e construiu uma capela simples nesse local. O lugar seria palco de vários milagres e tornar-se-ia famoso, dando lugar mais tarde ao grandioso Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Nossa Senhora da Penha em Portugal

A Espanha foi vítima da grande peste. A população, assustada, pediu a intervenção de Nossa Senhora da Penha, e milagrosamente a peste desapareceu. Quando a peste chegou a Portugal, e cientes do que se passou em Espanha, os portugueses fizeram a promessa de construir um grande templo se fossem poupados da peste. Com a extinção da peste contruiu-se o santuário de Nossa Senhora da Penha em Lisboa onde se registaram também acontecimentos extraordinários.

Além de Lisboa, também se encontram igrejas e ermidas em honra da Santa em locais como Braga, Águeda, Ílhavo, Ilha Terceira, São Miguel e Faial.

Festas de Nossa Senhora da Penha

Apesar do Dia de Nossa Senhora da Penha de França se celebrar liturgicamente a 8 de setembro, existem várias datas para as festas em honra da Santa em Portugal, como em maio e em julho. Em Ílhavo, por exemplo, a festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França realiza-se no primeiro fim de semana de julho, fazendo a festa parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Dia de Nossa Senhora da Penha
Dia de Nossa Senhora da Penha

Dia de Nossa Senhora da Penha nos próximos anos

08 de Setembro de 2020 (Terça)

08 de Setembro de 2021 (Quarta)

08 de Setembro de 2022 (Quinta)