Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Brígida

Próximo 23 de Julho de 2018 (Segunda-feira)

O Dia de Santa Brígida festeja-se a 23 de julho.

Brígida Birgersdotter nasceu na Suécia em 1303 e faleceu em Roma a 23 de julho de 1373, tendo-se escolhido o dia de falecimento para a sua festa litúrgica.

Sendo filha de um aristocrata conselheiro real e tendo casado aos 14 anos com o futuro governador da Nerícia, Brígida pertenceu aos altos círculos sociais da Suécia medieval.

Desde pequena que Brígida confessou ter visões com Nossa Senhora e com Jesus Cristo, e mais tarde as suas revelações e profecias polémicas dos problemas da altura dariam lugar a acordos de paz e a relações políticas importantes.

Após a morte do marido, sob o qual exerceu uma influência muito positiva, Santa Brígida dividiu os seus bens entre os herdeiros e pobres, passando a viver humildemente no convento de Alvastra. As suas visões a encaminharam até Roma, ficando responsável por passar mensagens a políticos e líderes religiosos da Europa.

Fundou-se em Vadstena um mosteiro e a Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida por revelação desta santa. Santa Brígida foi canonizada em 1391. É a padroeira da Suécia e co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Catarina de Sena e Santa Tereza Benedita da Cruz.

Dia de Santa Brígida
Dia de Santa Brígida

Dia de Santa Brígida nos próximos anos

23 de Julho de 2019 (Terça)

23 de Julho de 2020 (Quinta)

23 de Julho de 2021 (Sexta)