Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Escolástica

Próximo 10 de Fevereiro de 2019 (Domingo)

O Dia de Santa Escolástica é festejado anualmente a 10 de fevereiro.

Santa Escolástica nasceu por volta de 480 em Núrsia, Itália. Foi irmã gémea de São Bento, ao qual esteve intimamente ligada.

Enquanto São Bento fundou a Ordem Beneditina e o primeiro mosteiro cristão do Ocidente, Santa Escolástica fundou o ramo feminino da Ordem Beneditina, com a ajuda do irmão, adaptando a regra de vida dos beneditinos à vida feminina.

Apesar de os mosteiros se localizarem perto entre si, os irmãos só se viam uma vez por ano para diálogos espirituais, devido às regras e mortificações impostas.

Num desses encontros, Escolástica pediu a Bento que dessa vez ficasse até ao amanhecer, mas este recusou, insistindo que necessitava voltar à sua clausura. Com a resposta negativa obtida, Escolástica rezou a Deus e passados alguns minutos começou uma tempestade. Testemunhado a situação, Bento perguntou à irmã o que ela tinha feito, ao que ela respondeu que tinha pedido ao irmão e este não a ouviu, e então pediu a Deus e Ele a ouviu. Assim, puderam passar a noite a conversar pela última vez, já que a santa na sua proximidade com Deus adivinhava a sua própria morte. Três dias depois, São Bento viu em oração a alma de sua irmã a subir aos céus como uma pomba, decorria o dia 10 de fevereiro de 542.

São Bento enterrou a irmã no túmulo que ele tinha preparado para si mesmo. Quarenta dias depois era a vez de São Bento subir ao céu.

Santa Escolástica é a santa padroeira das monjas e das crianças com convulsões. É também invocada contra as chuvas e as tempestades.

Dia de Santa Escolástica
Dia de Santa Escolástica

Dia de Santa Escolástica nos próximos anos

10 de Fevereiro de 2020 (Segunda)

10 de Fevereiro de 2021 (Quarta)

10 de Fevereiro de 2022 (Quinta)