Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Fabíola

Próximo 27 de Dezembro de 2018 (Quinta-feira)

Santa Fabíola ou Fabíola de Roma é celebrada a 27 de dezembro, no dia do seu falecimento, apontado para o ano de 399.

Fabíola pertencia à família patrícia romana de Fabia, uma das famílias originárias de Roma. Tendo contraído matrimónio muito jovem com um homem cruel e impossível de se conviver, Fabíola divorciou-se e casou-se de novo, num gesto que escandalizou a igreja.

Ao enviuvar do segundo marido, Fabíola decidiu mudar a sua vida. Ela apresentou-se vestida com um cilício na Basílica de São João de Latrão, num sábado de Páscoa, fazendo penitência pública perante o clero e os fiéis. Com isto, o papa Sirício admitiu-a na comunhão.

Depois de ser readmitida na Igreja, Fabíola vendeu os seus bens e dedicou toda a sua vida à caridade e à ajuda do próximo. A ela se deve a fundação do primeiro hospital público e gratuito do Ocidente, em Roma, por volta do ano 390. Ela própria atendia aos doentes com as mais terríveis doenças.

Em 394 a santa parte para a Palestina para viver em ascetismo e para estudar as Sagradas Escrituras sob a direção de São Jerónimo. É graças a este santo que temos hoje registos da vida de Santa Fabíola.

Em 395, devido à invasão dos Hunos, ela regressou a Roma, onde viveu em pobreza até à morte. Ao seu funeral acorreu toda a cidade.

A santa tornou-se na padroeira das pessoas divorciadas, das vítimas de abuso e adultério e dos casamentos difíceis.

Dia de Santa Fabíola
Dia de Santa Fabíola

Dia de Santa Fabíola nos próximos anos

27 de Dezembro de 2019 (Sexta)

27 de Dezembro de 2020 (Domingo)

27 de Dezembro de 2021 (Segunda)