Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Felicidade

Próximo 23 de Novembro de 2019 (Sábado)

O Dia de Santa Felicidade é comemorado a 23 de novembro na Igreja Católica.

Felicidade (Felicitas em latim) nasceu por volta de 101 em Roma e faleceu em 165 na mesma cidade. Foi uma das primeiras mártires cristãs a ser adorada como santa. O seu corpo foi sepultado na Catacumba de Máximo, na Via Salária, a 23 de novembro de 165.

Lenda de Santa Felicidade

Pouco se sabe em concreto de Felicidade de Roma. Nos registos dos “Actas” encontra-se apenas informação de um martírio coletivo de uma mulher e de sete jovens.

Segundo a lenda, Felicidade era uma viúva abastada e piedosa, mãe de sete filhos, que pela sua caridade levou à conversão de muitos ao Cristianismo. O seu exemplo levou a acusações perante o imperador romano Marco Aurélio, que ordenou a Felicidade e aos seus filhos para adorarem os deuses romanos.

Todos recusaram negar a sua fé e foram condenados a diferentes tipos de martírios. Felicidade pediu para não morrer antes dos filhos para os apoiar e assim aconteceu: a santa assistiu aos martírios e aos diferentes tipos de execução dos seus sete filhos. No final teve uma nova oportunidade para adorar os deuses romanos mas novamente recusou. Foi martirizada e decapitada. Ela e os jovens Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial são celebrados como santos mártires no dia 23 de novembro.

Santa Felicidade é considerada a santa padroeira dos pais que perderam filhos, das viúvas, da morte de crianças, dos mártires, do fortalecimento dos filhos e da esterilidade.

Dia de Santa Felicidade
Dia de Santa Felicidade

Dia de Santa Felicidade nos próximos anos

23 de Novembro de 2020 (Segunda)

23 de Novembro de 2021 (Terça)

23 de Novembro de 2022 (Quarta)